O Homem que Copiava, Houve uma Vez Dois Verões, O Mercado de Notícias, Quem é Primavera das Neves, Saneamento Básico, Ilha das Flores e Rasga Coração serão exibidos no Canal Brasil no especial Jorge Furtado

“Rasga Coração”, mais recente longa de Jorge Furtado, chega ao Canal Brasil no dia 27/04, às 21h40. Para preparar o terreno para essa estreia, o canal exibe, entre 20 e 24/04, outras seis obras do cineasta. A programação conta com “O Homem Que Copiava”, sucesso de bilheteria estrelado por Lázaro Ramos; “Saneamento Básico”, comédia protagonizada por Fernanda Torres, Wagner Moura e Camila Pitanga; “O Mercado de Notícias”, documentário cuja discussão central é a influência das mídias nas democracias; “Houve Uma Vez Dois Verões”, primeiro longa-metragem do diretor; e “Quem É Primavera das Neves”, registro sobre a tradutora do clássico Alice no País das Maravilhas. A seleção fica ainda mais especial por conta da exibição da versão remasterizada em alta definição do curta-metragem “Ilha das Flores”.

ESPECIAL JORGE FURTADO no Canal Brasil:

Início: Sábado, dia 20/04, às 18h

Houve uma Vez dois Verões (2002) (75’)

Horário: Sábado, dia 20/04, às 18h
Classificação: 14 anos
Direção: Jorge Furtado
Sinopse: Chico (André Arteche) é um jovem ingênuo que acredita que um dia encontrará o grande amor de sua vida. Roza (Ana Maria Mainieri) é uma jovem que só pensa em conseguir dinheiro suficiente para realizar sua sonhada viagem para a Austrália. Eles se encontram por acaso e, juntos, vivem uma intensa paixão. Porém várias reviravoltas do destino ainda irão influir no relacionamento deles.

O Homem que Copiava (2003) (123’)

Horário: Domingo, dia 21/04, às 22h05
Classificação: 14 anos
Direção: Jorge Furtado
Sinopse: André (Lázaro Ramos) tem 20 anos, segundo grau incompleto e trabalha como operador de fotocopiadora em uma papelaria de Porto Alegre. Ele mora com a mãe e, no tempo livre, gosta de desenhar histórias em quadrinhos. Sua rotina é passar os dias lendo fragmentos das coisas que copia. André é apaixonado por Sílvia (Leandra Leal), a vizinha que ele observa com os binóculos em seu quarto. Decidido a conhecê-la melhor, o rapaz tenta de todas as formas conseguir 38 reais para comprar um presente para a mãe na loja onde ela trabalha. Para isso, ele vai com a ajuda de Marinês (Luana Piovani) e Cardoso (Pedro Cardoso).

O Mercado de Notícias (2014) (94’)

Horário: Terça, dia 23/04, às 09h20
Classificação: 10 anos
Direção: Jorge Furtado
Sinopse: Jornalistas renomados discutem o papel da mídia e sua influência na democracia entre atos da peça cômica “O Mercado de Notícias”, de Ben Jonson. Uma viagem no tempo desde o surgimento da imprensa, no século XVII, até os dias de hoje, em que a sede por informação é cada vez maior.

Quem É Primavera das Neves (2017) (76’)

Horário: Quarta, dia 24/04, às 11h40
Classificação: Livre
Direção: Ana Luiza Azevedo e Jorge Furtado
Sinopse: Resultado da dúvida e da inquietação do diretor Jorge Furtado, o filme faz um panorama da vida e trajetória da desconhecida tradutora portuguesa Primavera das Neves, que chamou a atenção Furtado pelo seu curioso nome. Ela, que falava seis idiomas e foi responsável por traduzir “Alice no País das Maravilhas”, veio ao Brasil com os pais aos nove anos, fugindo da ditadura de Franco e Salazar.

Saneamento Básico (2007) (112’)

Horário: Quarta, dia 24/04, às 16h20
Classificação: Livre
Direção: Jorge Furtado
Sinopse: Os moradores de Linha Cristal, uma pequena vila de descendentes de colonos italianos localizada na serra gaúcha, reúnem-se para tomar providências a respeito da construção de uma fossa para o tratamento do esgoto. Eles elegem uma comissão, que é responsável por fazer o pedido junto à sub-prefeitura. A secretária da prefeitura reconhece a necessidade da obra, mas informa que não terá verba para realizá-la até o final do ano. Entretanto, a prefeitura dispõe de quase R$ 10 mil para a produção de um vídeo. Este dinheiro foi dado pelo governo federal e, se não for usado, será devolvido em breve. Surge então a idéia de usar a quantia para realizar a obra e rodar um vídeo sobre a própria obra, que teria o apoio da prefeitura. Porém a retirada da quantia depende da apresentação de um roteiro e de um projeto do vídeo, além de haver a exigência que ele seja de ficção. Desta forma os moradores se reúnem para elaborar um filme, que seria estrelado por um mostro que vive nas obras de construção de uma fossa.

Ilha das Flores (1989) (13’)

Horário: Sábado, dia 27/04, às 23h35 no Canal Brasil
Classificação: Livre
Direção: Jorge Furtado

Sinopse: Um tomate é plantado, colhido, transportado e vendido num supermercado, mas apodrece e acaba no lixo. Acaba? Não. O filme segue-o até seu verdadeiro final, entre animais, lixo, mulheres e crianças. E então fica clara a diferença que existe entre tomates, porcos e seres humanos.

Continue ligado no CosmoNerd para mais novidades da cultura pop, geek e nerd!