Apesar do que alguns possam pensar, Pantera Negra não é o primeiro trabalho de destaque no currículo de Chadwick Boseman. A carreira do ator e roteirista norte-americano começou muito tempo antes de deixar sua marca na cultura pop ao interpretar o Rei de Wakanda. E mais do que isso, seus papéis mais marcantes são aqueles onde dá vida a grandes homens negros da história. Por isso, a Marvel não poderia ter escolhido alguém melhor para ser T’Challa nas telonas. Nessa lista, separamos as obras que lançaram Boseman ao estrelato.

1. 42: A História de uma Lenda (2013)

Em seu primeiro grande trabalho no cinema, Chadwick Boseman recebeu a missão de interpretar o lendário Jackie Robinson. No longa dirigido por Brian Helgeland (Coração de Cavaleiro), acompanhamos a trajetória profissional de Robinson, o primeiro jogador negro da principal liga de beisebol dos EUA. Enfrentando todo o preconceito dos anos 40, Jackie nunca se deixou abater e teve seu talento reconhecido pelo Brooklyn Dodgers, uma das maiores equipes da liga. Porém, o processo de adaptação não foi nada fácil. Jackie Robinson enfrentou ataques de ódio de torcedores, jogadores dentro de campo e até mesmo de alguns companheiros de equipe. Com personalidade e talento, Boseman entrega uma atuação segura e emocionante em vários momentos. O elenco ainda conta com nomes como Harrison Ford, Nicole Beharie e Lucas Black. Apesar da qualidade, 42: A História de uma Lenda nunca chegou aos cinemas nacionais, sendo lançado diretamente em DVD e Blu-Ray.

2. Get On Up: A História de James Brown (2014)

Um ano depois, Chadwick Boseman recebeu uma missão ainda maior: interpretar o inigualável James Brown, conhecido por muitos como o Padrinho do Soul. O longa de Tate Taylor (Histórias Cruzadas) acompanha a trajetória de Brown ao longo de várias décadas, sempre focando em algum aspecto em especial de sua vida. Apesar de bastante irregular, o filme acerta ao não esconder o lado obscuro do artista, como agressão contra mulheres e membros de sua banda. Outro ponto bastante positivo é a atuação de Boseman (que nessa época já havia sido escalado para viver o Pantera Negra), que assumiu todas as coreografias no palco e até soltou a voz em algumas canções. O ótimo elenco ainda conta com Viola Davis, Octavia Spencer, Nelsan Ellis entre outros.

3. Marshall (2017)

Quando o assunto é os direitos civis dos afro-americanos, nomes como Martin Luther King e Malcom X são os primeiros a serem citados. Fato comprovado pelos vários filmes e documentários centrados na vida de ambos. Porém, existe um homem extremamente importante para a causa e que raramente é lembrado: Thurgood Marshall. Advogado ativista da NAACP (Associação Nacional para o Avanço das Pessoas de Cor), Marshall foi o primeiro negro ministro da Suprema Corte dos EUA, cargo que exerceu de 1967 a 1991. O longa de Reginald Hudlin (que dirigiu alguns episódios da animação do Pantera Negra) foca um caso peculiar na carreira de Marshall: ele precisa defender Joseph Spell, negro acusado de estuprar e de tentar matar sua patroa Eleanor Strubing. O problema é que ele foi proibido de falar no tribunal pelo Juiz do caso. Assim, precisa da ajuda do advogado judeu Sam Friedman. Chadwick Boseman vive o personagem principal, trabalhando ao lado de nomes como Josh Gad, Kate Hudson e Sterling K. Brown. Marshall ainda foi indicado ao Oscar de Melhor Canção Original com “Stand Up for Something”.

E aí, gostou da lista? Já conhecia esses filmes? Deixe sua opinião nos comentários. E se quiser saber mais sobre Pantera Negra, pode ler nossa crítica e assistir o vídeo sobre o filme no nosso canal.