A discussão a respeito do Oscar de Melhor Maquiagem para Esquadrão Suicida em 2017 trouxe certa polêmica, principalmente pelo primor que Star Trek: Sem Fronteiras foi nessa área. Mas mesmo assim, é sempre agradável ver que filmes do mundo nerd/geek estão sempre dando seus cutucões em busca de alguns prêmios.

Sendo assim, separamos 5 casos de filmes do mundo nerd que levaram a estatueta mais cobiçada da indústria cinematográfica:

1. Mad Max: Estrada da Fúria

A volta da franquia Mad Max rendeu diversas indicações ao Oscar, infelizmente sem vencer em nenhuma das categorias principais. Ao menos o filme dirigido por George Miller saiu com seis estatuetas da premiação, todas em áreas técnicas. Mas não seria nenhuma injustiça um Oscar de Melhor Direção, ou até mesmo Melhor Filme.

2. Batman: O Cavaleiro das Trevas

Representante das Hqs nessa lista, Batman: O Cavaleiro das Trevas provou que filmes de super-heróis podem sim trazer discussões muito mais complexas do que se imagina. O roteiro dinâmico e a execução impecável foram também destaques do longa, que rendeu um Oscar póstumo de Melhor Ator Coadjuvante ao ator Heath Ledger, pelo seu papel como Coringa.

3. De Volta Para o Futuro

Esse exemplo é bem modesto no que diz respeito a quantidade. Apesar de ter levado apenas o Oscar de Melhores Efeitos Sonoros, De Volta Para o Futuro recebeu indicação para uma categoria na qual não seria nenhuma injustiça se ganhasse: Melhor Roteiro. Seria uma premiação e tanto para o filme protagonizado por Michael J. Fox, que deu vida ao carismático Marty McFly. Valeria uma viagem no tempo para corrigir esse erro.

4. O Exterminador do Futuro 2

Após eternizar a expressão “Hasta la vista, baby!”, O Exterminador do Futuro 2 conseguiu algumas indicações e venceu o Oscar em categorias técnicas como Melhores Efeitos Especiais, Melhores Efeitos Sonoros, Melhor Som e Melhor Maquiagem. Um dos melhores filmes da cultura pop já criado, o projeto de James Cameron foi o último grande filme da franquia, que lança um filme pior que o outro atualmente.

5. O Senhor dos Anéis

Exemplo máximo de filme nerd bem-sucedido no Oscar, a franquia O Senhor dos Anéis angariou ao todo 17 estatuetas, incluindo nesse balaio Melhor Filme e Melhor Direção para O Retorno do Rei. Nada mais justo, se levarmos em conta a dedicação e amor de Peter Jackson com a adaptação dos livros de J. R. R. Tolkien, e colocando o mundo nerd em euforia ao levar para o cinema uma das maiores sagas literárias no formato de grande produção.