Na próxima terça-feira, dia 16 de abril, o canal pago Telecine Cult irá promover uma maratona em homenagem aos 130 anos de Charles Chaplin, exibindo uma porção de filmes do ator, diretor, roteirista e produtor. Confira a seguir:

1. O Garoto – 13h25

Uma mãe solteira deixa um hospital de caridade com seu filho recém-nascido  e percebe que não pode dedicar todo o cuidado que o bebê precisa. Por isso, deixa-o no banco de um carro de luxo junto a um bilhete, pedindo que quem o achar cuide bem dele. O veículo é roubado e abandonado. Quando um vagabundo faz o seu passeio matinal, encontra a criança. O homem tenta se livrar dela, mas vários fatores o impedem de fazer isso e, aos poucos, se afeiçoa pelo pequeno. Enquanto isso, a mãe se arrepende e tenta reencontrar seu filho.

Elenco: Charles Chaplin, Jackie Coogan, Edna Purviance
EUA, 1921. Comédia / Drama. 52 min.
Link no Telecine 

2. Em Busca do Ouro – 14h30

No Alasca, Carlitos (Charles Chaplin) tenta a sorte como garimpeiro em meio à corrida do ouro de 1898. Lá, ele conhece McKay (Mack Swaim), um garimpeiro de sucesso que vira seu amigo. Após uma tempestade de neve, ele divide um casebre com desconhecidos e passa fome. Ao mesmo tempo, ele se apaixona pela bela Georgia e tenta conquistar seu coração. Indicado ao Oscar de Melhor Trilha Sonora e Melhor Mixagem de Som.

Elenco: Charles Chaplin, Mack Swain, Georgia Hale
EUA, 1925. Comédia. 71 min.
Link no Telecine

3. O Circo – 15h55

Um batedor de carteiras (Steve Murphy) está agindo em meio a multidão. Para evitar que seja pego, ele coloca uma carteira roubada no bolso do vagabundo (Charles Chaplin), sem que ele perceba. Quando a polícia vai embora, o batedor volta para recuperar o dinheiro. O vagabundo acaba entrando sem querer no picadeiro de um circo e suas trapalhadas fazem sucesso, sem que ele perceba. O dono do circo (Al Ernest Garcia) resolve contratá-lo e fazer dele sua atração principal.

Elenco: Charles Chaplin, Al Ernest Garcia, Merna Kennedy
EUA, 1928. Comédia / Drama / Romance. 71 min. Link no Telecine 

4. Luzes da Cidade – 17h40

Um vagabundo (Charles Chaplin) impede um homem rico bêbado de se matar. Grato, ele o convida a ir até sua casa e se torna seu amigo. Só que ele esquece completamente o que aconteceu quando está sóbrio, o que faz com que o vagabundo seja tratado de forma bem diferente. Ao mesmo tempo, o vagabundo se interessa por uma florista cega (Virginia Cherrill),  e tenta ajudá-la. O problema é que ela pensa que ele é, na verdade, um milionário.

Elenco: Charles Chaplin, Al Ernest Garcia, Jean Harlow
EUA. 1931. Comédia Dramática / Romance.
Link no Telecine

5. Tempos Modernos – 19h50

O operário de uma linha de montagem testou uma “máquina revolucionária” para evitar a hora do almoço e é levado à loucura pela “monotonia frenética” do seu trabalho. Após um longo período em um sanatório ele fica curado de sua crise nervosa, mas está desempregado. Ao deixar o hospital para começar sua nova vida, ele é preso por engano como um agitador comunista que liderava uma marcha de operários em protesto. Ao mesmo tempo, uma jovem rouba comida para salvar suas irmãs famintas. Quando elas são perseguidas pela polícia, as menores são levadas, mas a jovem consegue escapar.

Elenco: Charles Chaplin, Paulette Goddard, Henry Bergman
EUA, 1936. Romance / Comédia Dramática. 86 min.
Link no Telecine

6. O Grande Ditador

Adenoid Hynkel (Charles Chaplin) assume o governo de Tomainia. Ele acredita em uma nação puramente ariana e passa a discriminar os judeus locais. Esta situação é desconhecida por um barbeiro judeu (Charles Chaplin), que está hospitalizado e sofre de amnésia. Por ser judeu, ele passa a ser perseguido e é obrigado a viver no gueto. Lá, ele conhece a lavadora Hannah (Paulette Goddard), por quem se apaixona.

Elenco: Charles Chaplin, Jack Oakie, Paulette Goddard
EUA, 1940. Comédia. 125 min.
Link no Telecine

7. Luzes da Ribalta – 0h40

Calvero (Charles Chaplin) é um velho comediante, que no passado fez sucesso e foi esquecido, o que o deixou muito próximo de se tornar alcoólatra. Tudo muda quando, numa tarde, ao voltar para pensão onde vive, sente um estranho cheiro e constata que se trata de cheiro gás vindo de um dos quartos. Ele arromba a porta e encontra uma jovem inconsciente. Calvero chama um médico e ambos a carregam para o seu apartamento, que fica dois andares acima. Quando ela desperta, Calvero lhe pergunta por qual razão quis cometer suicídio. Theresa lhe explica que sempre sonhou ser uma grande bailarina, mas agora suas pernas estão paralisadas. Calvero promete fazer tudo para ajudá-la.

Elenco: Charles Chaplin, Claire Bloom, Buster Keaton
EUA, 1952. 136 min.
Link no Telecine