É sempre bom fugir um pouco de Hollywood, você acaba encontrando muita coisa boa. Hoje venho indicar um filme que chegou a pouco tempo na Netflix mas que já saiu a um bom tempo. Tive a grande oportunidade de assistí-lo no cinema quando morava na Coréia 2 anos atrás e infelizmente, parece que chegou em poucos cinema aqui no Brasil. O motivo por ter saído lá primeiro é que o longa é uma produção americanacoreana, então ele meio que caminha entre os dois mundo, do blockbuster ao mais independente.

Expresso do Amanhã ( no original, e bem melhor, Snowpiercer) é uma filme de ficção científica, baseado num quadrinho francês e dirigido pelo coreano Joon-ho Bong ( Memories of a Murderer). Na história, o planeta passou por uma nova Era do Gelo e os únicos remanescentes da raça humana vivem em um trem que nunca para, mas a nova sociedade é totalmente injusta, onde grande parte da população vive no fundo do trem em condições horríveis e os mais ricos vivem na frente uma vida boa. A situação muda quando Curtis (Chris Evans) lidera uma revolução para tomar o trem.

É fácil encontrar referências para nossa própria sociedade no trem de Snowpiercer, o filme todo é uma alegoria sobre as injustiças sociais que as diferenças de status causam. Com pouco tempo de filme você já compra a luta dos pobres e já tem ódio dos autoritários. É uma história que já foi contada mas não dessa forma. Como num jogo de videogame eles vão avançando, vagão por vagão, até chegar no bico do trem.

A fita é muito bem dirigida, com um clima claustrofóbico e tenso. A ação não para, em todo momento está acontecendo alguma crise ou conflito, mas você não se casa. Falando em cenas de ação, são incrivelmente bem dirigidas, como é de costume do cinema coreano. Prestem bem atenção à cena do túnel. Você sente a dor dos atores e consegue sentir o cheiro e desespero do lugar onde eles vivem, fazendo com que você torça bastante pelos “mocinhos”.

Expresso do Amanhã é um filme que traz ótimas cenas de ação juntamente com uma mensagem e boas alegorias sobre nossa sociedade, bem como algumas questões morais bem interessantes, é o tipo de filme que, quando acaba, você ainda fica pensando por um bom tempo. Fica aqui a dica para assistir não somente esse, mas outros filmes de diretores coreanos. Snowpiercer não é para os fracos de coração, mas é um filme que deve ser assistido tanto pela sua qualidade técnica como de roteiro.