cena de O Menino que Descobriu o Vento, da netflix cena de O Menino que Descobriu o Vento, da netflix

O Menino que Descobriu o Vento (Netflix) | Crítica

Novo filme da Netflix, O Menino que Descobriu o Vento conta uma emocionante história real na Africa

Existem algumas histórias de superação tão lindas que precisam ser divulgadas e contadas para chegar ao maior número de pessoas. O Menino que Descobriu o Vento, novo filme da Netflix, é uma dessas histórias. Mas o filme atuado e dirigindo por Chiwetel Ejiofor é mais do que isso.

O filme conta a história real de William Kamkwamba (Maxwell Simba), um garoto de um vilarejo em Malaui, na África, que, através de um livro de ciências, acabou criando uma bobina eólica para ajudar seu pai (Chiwetel Ejiofor) e os outros fazendeiros nas colheitas.

Por ser uma história real famosa e também pela sua sinopse já entregar o final do filme, o ator e estreante diretor Chiwetel Ejiofor (Doze Anos de Escravidão) decide por contar todas as questões sociais, políticas e contextuais que levaram isso a acontecer. A direção do filme é aquele feijão com arroz trazendo um longa bastante emocionante e com cenas fortes, mas também com momentos de superação e vitória.

A contextualização política é o ponto alto do filme, o longa mostra o momento em que Malaui estava passando e todos os fatores que ocorreram para que aquela família e aquele vilarejo passassem fome. O descaso da política, os avanços do agronegócio e das indústrias destruindo a agricultura familiar e, por fim, o desespero das pessoas que estão passando fome. Toda essa contextualização desenvolve bem o universo real do filme e nos mostra como um país pode chegar naquele ponto.

A família do garoto também é bem desenvolvida, com cada personagem tendo suas próprias convicções e conflitos. Dói no coração ver o desmantelamento tanto do vilarejo como da família quando os problemas vão começando a ficar mais graves. Todos os atores estão muito bem em seus papéis, principalmente Ejiofor e Maxwell Simba, que faz o garoto protagonista da história. Nos momentos em que o garoto mostra o pequeno gênio que é, o filme ganha mais otimismo e brilho, pena que esses momentos são poucos.

O Menino que Descobriu o Vento é uma emocionante história real com diversas lições preciosas: A importância da educação, a luta dos costumes antigos contra a modernização e a importância da união das pessoas em momentos de crise. O filme é um pouco dramático e triste demais em certos momentos mas acredito que esse era o caminho para mostrar a situação crítica em que aquele povo estava, bem como mostrar como eles chegaram ali.

Espero que as pessoas entendam a verdadeira mensagem aqui, o filme não fala somente sobre superação e como as pessoas podem vencer qualquer adversidade se lutarem. A verdadeira mensagem aqui é que somente a educação pode transformar uma sociedade. Infelizmente, essa educação não é para todos. Quem possui certos privilégios não consegue entender que algumas pessoas precisam fazer sacrifícios e escolhas para colocar seus filhos na escola. Como filho de dois pais de classe baixa que não fizeram faculdade e fruto de políticas sociais que me disponibilizaram ter um ensino superior, sei bem como é isso. Por isso esses filmes são importantes, eles nos colocam em um lugar que talvez nunca pensamos em estar.