invazao-zumbi-3Depois da quebra de corações com a nova temporada de The Walking Dead, achávamos que nenhum filme ou série com a temática Zumbi nos faria chorar novamente. Estávamos enganados! Train to Busan ou Invasão Zumbi (Esse nome não faz jus ao filme) nos mostra e nos dá esperança nos zumbis da atualidade. Te faz tremer, se angustiar e sim, vai te fazer chorar como criança.

Invasão Zumbi é dirigido por Sang-Ho Yeon que traz uma narrativa limpa, fácil de entender e bastante incrível, com poucos clichês do gênero. Pensar em fazer um filme zumbi onde se explora o mundo é fácil. Agora fazer um dentro de um trem, amigo… não é para qualquer um não. Já vimos uma prova disso em “O Expresso do Amanhã”, filme também de produção sul-coreana protagonizado pelo ilustre Chris Evans (Capitão América). Mas estamos falando de um filme de baixo orçamento, coreano e com um diretor que nunca tínhamos ouvido falar antes. E o filme é de explodir à cabeça!

invazao-zumbi-4Quando falamos zumbis sempre pensamos nessa questão de que tudo de ruim vai acontecer, e isso não muda durante todo o filme, afinal de contas isso é algo inerente ao termo “apocalipse zumbi“. Logicamente a prioridade não foi o visual do filme (dado o baixo orçamento), mas sua falta de investimento não incomoda nesse sentido. A trama aborda a vida de Seok-woo (Gong Yoo) e seus confrontos pessoais e familiares, coisas que nós vivemos na sociedade de hoje. Encarar um homem que decide lutar contra o próprio ego pelo amor da filha é o ponto crucial da redenção do personagem.

A nossa sociedade é destrutiva já sem os zumbis e nós já vivemos em um mundo apocalíptico, onde poucas são as pessoas realmente boas. Essa é a metáfora que Sang-Ho Yeon traz em Invasão Zumbi. É essa poética que faz o filme ser o que é.

invazao-zumbi-2Algumas atuações são tão fortes que te incomodam e levam a entrar em conflito com você mesmo, como no caso da filha de Seok-woo com toda sua pureza e inocência infantil. A bravura de um futuro pai, Sang-Hwa (Dong-seok Ma), e o dilema de uma mãe grávida (Yumi Jung) também são pontos altos dos personagens de Invasão Zumbi. A trilha sonora é bem encaixada em cada carga dramática e a edição tem seus pontos lineares.

Invasão Zumbi não é mais um filme clichê de zumbi, nem chega perto disso. Deixou seu nome, seu legado. Te aterroriza, te deixa angustiado. Traz suas cargas dramáticas e emociona. Que os futuros filmes de zumbis possam trazer características semelhantes a estas, e que possam trazer alegorias diferentes para compor o a narrativa.

Continue ligado no CosmoNerd para mais análises e novidades da cultura pop, geek e nerd. Diariamente postamos conteúdo em vídeo, áudio e texto sobre filmes, séries, quadrinhos, games e livros.