Som abrangente, clima agradável, imagem impecável e alguém chutando sua cadeira, criança chorando… bem, não é muito difícil perder a atenção e se irritar no cinema. Porém, se você é amante dos longas, saiba que com planejamento e os equipamentos certos pode criar o seu cinema particular. O melhor de tudo? No conforto e privacidade da sua casa.

Para começar a criar o seu refúgio audiovisual é preciso combinar uma tela com ótima resolução de imagem, um aparelho de som de alta qualidade, o conforto de uma poltrona ou sofá aconchegante, posicionar os móveis para criar uma ambientação perfeita e escolher uma cortina capaz de minimizar os efeitos das luzes e dos sons externos. Parece complexo, mas acredite, é mais simples do que você imagina. Abaixo separamos algumas dicas para te ajudar!

  1. A imagem

Conexão

Como escolher a televisão ideal em meio a uma infinidade de opções disponíveis no mercado? É preciso identificar suas prioridades. Não é nenhuma novidade que as Smart TVs estão dominando a preferência do público, já que são aparelhos inteligentes que podem ser conectados à internet e aos mais variados dispositivos móveis. Além disso, elas permitem acesso a redes sociais, YouTube e a tão amada Netflix.

Um cuidado importante na hora de tomar a decisão de adquirir uma Smart TV é se informar a respeito de seus recursos de conexão, pois alguns modelos se conectam à internet por meio de Wi-Fi, outros, apenas por cabeamento. Hoje é possível ainda optar por uma Smart TV Box, aparelho ideal se você não quer trocar a sua televisão agora, mas deseja usufruir dessa tecnologia.

Qualidade da imagem

Outro aspecto de extrema importância é a resolução de imagem da televisão. O sonho de consumo atual da maioria da população são os televisores com qualidade 4K — e o fato de esses modelos estarem se popularizando tem contribuído para tornar o preço mais acessível. O segredo é pesquisar e encontrar o aparelho que se encaixe no seu bolso e expectativas.

Tamanho da tela

Sabemos que não dá para competir com o tamanho da tela do cinema, afinal, nem sempre temos todo esse espaço em casa. Mas considerando o padrão, é altamente indicado que você adquira um modelo de pelo menos 42 polegadas para usufruir de uma experiência mais imersiva enquanto assiste aos seus conteúdos preferidos.

  1. Posição e distância ideal entre a televisão e o sofá

Garanta a ergonomia do ambiente para evitar problemas como cansaço visual e dores no corpo. Para isso, certifique-se de deixar um espaço adequado entre o sofá e a televisão.

A distância ideal depende do tamanho e da resolução da tela. Pesquise sobre o assunto, faça testes, para que o tempo que passar em seu cinema particular seja o mais confortável possível. Lembrando que é importante que a televisão não esteja nem muito baixa nem muito alta. Ela deve ser mantida sempre à altura dos olhos. Isso proporcionará uma experiência ainda melhor.

  1. Equipamento com alta qualidade de som

O som do cinema é o responsável por nos fazer sentir “dentro” do filme. Para criar este ambiente em casa o ideal é adquirir um Home Theater, o mercado está cheio de opções. Mas, além de escolher um equipamento de qualidade a dica é distribuir as caixas de som da melhor forma possível. Por isso, é fundamental seguir com precisão as dicas do manual de instalação do aparelho.

  1. Conforto

Vamos focar no ambiente. Assim como a tela e o som, ele é fundamental para te proporcionar uma experiência inesquecível, além, claro, do conforto. Se você quer uma verdadeira sala de cinema em casa, considere escolher uma poltrona ou um sofá produzido com materiais de alta durabilidade, confortável e que seja de fácil higienização. Posicione o móvel de frente para a televisão para evitar uma postura incômoda.

Tão importante quanto o filme ou série, são os lanchinhos e bebidas na hora de assistir. Para que não aconteça nenhum acidente, vale a pena investir em um suporte para bebidas nas poltronas. Uma mesa próxima ao sofá também é importante.

  1. Iluminação e isolamento acústico

A escuridão é artigo de luxo em casa, mas calma, é possível criar esse ambiente com as escolhas certas. Para evitar que as imagens sejam refletidas, considere utilizar cores escuras nas paredes, como cinza, preto ou marrom. Opte por cortinas com tecidos sobrepostos, do tipo blackout, cores escuras e tramas bem fechadas para garantir uma única fonte de iluminação na sua sala: a da tela da TV.