Os problemas de saúde de Yoshihiro Togashi, criador da franquia Yu Yu Hakusho, não é uma novidade para quem acompanha o mundo dos animes e mangás. No entanto, o criador de Yusuke Urameshi comentou que por pouco não abandonou a sua obra mais conhecida no Brasil devido a sua condição física nos anos 1990.
Na época, Togashi chegou a perguntar ao seu editor se poderia abandonar a série (via Comic Book):
“O primeiro momento foi quando eu estava desenhando as páginas coloridas durante a luta de Yusuke contra Chu no Torneio das Trevas, e minha condição física estava muito ruim. Depois, na época em que estava desenhando Yusuke contra Sensui, eu já não queria mais desenhar mangás, sentia enjoo assim que me sentava para desenhar”. E por fim, disse: “Perguntei diretamente ao editor que cuidava de Yu Yu Hakusho se eu não poderia deixar a série. Foi a primeira vez que fiz isso”.
O mangá foi publicado na revista Weekly Shonen Jump, da editora Shueisha, entre os anos de 1990 até 1994, completa em 19 volumes. A obra ganhou uma adaptação para anime – o que alcançou um público muito maior no mundo.
Recentemente, a Netflix lançou a primeira temporada da adaptação live-action (leia a crítica) em formato de série – que estreou no topo da audiência na plataforma. Togashi também é o criador dos mangás “Level-E”, que terminou em três volumes, e “Hunter x Hunter”, que segue em publicação desde os anos 90.