O ator e artista marcial Sonny Chiba, de 82 anos, faleceu nesta quinta-feira (18) após ser internado por conta de complicações da Covid-19.
Segundo o Kyodo News, Chiba estava internado desde o dia 8 de agosto. Ele havia sido diagnosticado com o novo coronavírus no final de julho, e acabou desenvolvendo uma pneumonia na semana seguinte, que foi agravada pela Covid-19, levando-o a internação no hospital localizado em Kimitsu, província de Chiba, no Japão. Ele ainda não tinha sido vacinado.
Sonny Chiba ficou conhecido no Japão por suas atuações nas séries Key Hunter e Shadow Warriors, exibidas na década de 1960. Exímio artista marcial, ele esteve em diversas produções orientais, como Golgo 13: Assignment Kowloon, lançado em 1977, e baseado no mangá de Takao Saito, além de The Street Fighter (1974), A Conspiração do Clã Yagyu (1978), Comando Samurai (1979), dentre outras séries e filmes.
Ele também fez diversas participações em produções bastante conhecidas, como Velozes e Furiosos: Desafio em Tóquio, Battle Royale II: Requiem e Kill Bill, de Quentin Tarantino, onde atuou como Hattori Hanzo.
Chiba foi faixa preta em Judô, Kendo, Ninjutsu, Kyokushin, Goju-ryu e Shōrinji kenpō. Ele também foi um dos fundadores da organização Japan Action Club, que tem como objetivo ajudar no desenvolvimento das artes marciais para produções audiovisuais.