O tribunal de Kyoto anunciou que Shinji Aoba, acusado do incêndio criminoso que matou 36 pessoas no estúdio Kyoto Animation, foi condenado à morte.
Os promotores do caso haviam anunciado a intenção de busca a sentença de morte para Aoba no final de 2023. A defesa do incriminado argumentou que estava em busca da redução da pena ou mesmo a absolvição, pois ele não estava com sua saúde mental em crise – quando cometeu o crime. O juiz do caso considerou Aoba criminalmente responsável.
Em julho de 2019, um grande incêndio acometeu o edifício onde ficava parte do estúdio Kyoto Animation. No total, 70 pessoas estavam dentro do prédio no momento. Além das vítimas que estavam no local, um homem de 40 anos que se dirigia ao trabalho sofreu ferimentos leves por inalação de fumaça.
A polícia de Kyoto prendeu Aoba, então com 41 anos (agora com 45), suspeito pelo incêndio. Supostamente, Aoba havia comprado 40 litros de gasolina e usou um carrinho para transportar a líquido até o prédio. Os promotores japoneses indiciaram formalmente ele em dezembro de 2020. O próprio Aoba teve diversas queimaduras em todo o corpo por conta do incêndio, que matou 36 pessoas morreram e feriu outras 32.
via Anime News Network.