O estúdio japonês Gainax, famoso pela produção do anime Neon Genesis Evangelion, anunciou falência por conta de vários problemas financeiros.
De acordo com as informações, a Gainax pediu falência ao Tribunal Distrital de Tóquio em 29 de maio deste ano. Ex-executivos da empresa a tratavam como propriedade privada há doze anos, o que gerou vários outros problemas com a Justiça japonesa ao longo dos anos.
Com o lançamento e sucesso do anime de “Evangelion”, a Gainax escondeu os lucros obtidos e foi culpada por fraude fiscal tempos depois. Os envolvidos, o presidente na época e o contador, foram presos por sonegação de 1,56 bilhão de ienes (cerca de US$ 10 milhões atualmente).
Hideaki Anno, criador de “Neon Genesis Evangelion”, saiu da empresa e fundou o Studio Khara em 2006. Inclusive, dez anos após fundar seu estúdio, Anno entrou com um processo contra a Gainax, que deve mais de 600 milhões de dólares ao criador de “Evangelion”. Atualmente, a marca registrada “Gainax” é propriedade do Studio Khara.
Atualmente, Anno continua trabalhando em sua animações. Recentemente, ele comentou que “pode haver planos” para mais animes na franquia “Evangelion”.
via IGN.