Becky C.

7 out, 2020

Animes e Mangás

Diretamente da mente do incrível Osamu Tezuka, anime Dororo é uma excelente opção de maratona no Amazon Prime Video

O anime Dororo vem de uma série de mangá de um dos mais influentes mangakás do mundo (mesmo após a sua morte), Osamu Tezuka. A adaptação animada saiu ano passado, em 2019, e logo fez sucesso. Aqui no Brasil, ela foi lançada pela Amazon Prime, ainda estando disponível para quem quiser assistir.

A história se passa no período Sengoku, no Japão feudal, e tudo inicia com um Daimiô, cujas terras estavam secas, e o povo morria. Ambicioso e frustrado, ele resolve fazer um pacto com demônios selados, dando o corpo do seu filho para nascer em troca de poder para governar tudo e que suas terras fossem prósperas. Algo acontece e a criança sobrevive, mas não possui órgãos, nem membros. A parteira, para que não o matassem, o abandona em uma cesta no rio e o deixa à própria sorte. O pequeno é encontrado, coincidentemente, pelo Dr. Jukai, especialista em próteses humanas, que o adota e constrói um corpo para o menino.

Com esse corpo imortal, Hyakkimaru descobre que, se caçar demônios e os eliminar, consegue de volta suas partes devoradas, e assim parte em sua jornada, ao lado do jovem Dororo, em busca do seu corpo e da humanidade que lhe foi tirada.

O anime segue direções diferentes das do mangá, tornando uma experiência única para quem já leu a história. A animação traz vários simbolismos da cultura japonesa, e explana diversos momentos conturbados na época feudal, como a própria crueldade do Daimiô ao sacrificar seu próprio filho em nome do poder, usando a justificativa de que é pelo povo. Aliás, um dos pontos fortes do anime é a reflexão sobre ser humano e ser um monstro. Ele evoca diversas situações que nos fazem pensar sobre isso.

A história é bem trabalhada, com bastante violência gráfica - demonstrando a época de guerras em que vivia a população da época. Dororo é um dos protagonistas, entrando em cena logo no primeiro episódio. A princípio você não entende a importância dele na trama, mas a cada capítulo você compreende porque a amizade entre Dororo e Hyakkimaru é tão importante.

A história traz vários personagens secundários ao longo dos episódios, já que os protagonistas estão sempre em movimento em busca dos youkai (demônios). E o interessante é como a animação consegue trazer camadas e complexidade para cada um deles, deixando a trama mais rica e mais pesada também, visto o seu conteúdo violento.

Particularmente, eu maratonei o anime, e achei a animação com traços muito bonitos e as lutas bem feitas. Gostei dos personagens, da maneira como foi trabalhado cada um, mas senti falta de alguns detalhes que me incomodaram. Por exemplo, eles trazem toda uma problemática em cima da busca de Hyakkimaru (não vou aprofundar para não dar spoiler), mas, ao final do anime, eles só rasparam a superfície que o tema traz, e me deixou com um gosto de que tava faltando algo. E isso acontece com alguns outros temas que são trazidos à tona a cada episódio.

O anime tem 26 episódios, mas são curtos, então dá para assistir vários de uma vez. E garanto, vai valer a pena.

Deixe um comentário