akira toriyama akira toriyama

Akira Toriyama, criador da franquia Dragon Ball, morre aos 68 anos

Um dos maiores mangakas, Akira Toriyama faleceu aos 68 anos, vítima de um hematoma subdural. Toriyama morreu no último dia 1º de março, e sua família realizou um funeral privado.

O Bird Studio, estúdio de design e produção fundado por Toriyama, está planejando realizar um encontro comemorativo no futuro para os fãs do autor. A família de Toriyama não permite visitas, oferendas, presentes ou entrevistas.

Segundo informações médicas, o hematoma subdural é quando acontece um acúmulo de sangue entre o cérebro e seu revestimento externo, o crânio. Uma pancada forte na cabeça pode ser a principal causa do hematoma subdural, pois com o impacto, os vasos sanguíneos podem estourar, gerando um acúmulo de sangue na cabeça que pressiona o cérebro, podendo causar sequelas. No entanto, pessoas com mais idade, ou que usam medicamentos que afinam o sangue, ou que abusam do uso de bebidas alcoólicas têm um risco maior e são mais suscetíveis ao hematoma subdural após uma pancada.

Criador da franquia Dragon Ball, Akira Toriyama começou como roteirista e ilustrador do mangá Dr. Slump, em 1980. Influente no mundo do quadrinho mundial, suas contribuições vão além, e o autor também trabalhou no design de personagens em duas das maiores franquias dos videogames: Dragon Quest e Chrono Trigger – além de Blue Dragon.

Após o sucesso de Dragon Ball, o autor continuou trabalhando na continuação – esta que viria a projetar fortemente sua carreira pelos continentes: Dragon Ball Z. Recentemente, Akira voltou a trabalhar na série, lançando Dragon Ball Super, sequência de Z. Além de estar envolvido nos diversos projetos da franquia.

No ano passado, sua obra Sand Land foi adaptada para um filme animado. Neste ano, Sand Land estreia seu anime, e também ganhará um jogo. No entanto, Dragon Ball também ganhará uma nova animação, com Dragon Ball Daima – que possui envolvimento do eterno Toriyama na história.

via Anime News Network.