Harry-Potter Harry-Potter

Saga ou Série?

Eu sempre tive uma duvida muito grande em relação a essa nomenclatura de livros. E dai que essa semana, enquanto fazia um texto pra colocar aqui no site, resolvi pesquisar sobre isso e achei valido postar aqui porque talvez algumas outras pessoas tenham essa mesma duvida.

A termologia SAGA é geralmente usada para obras de caráter épico, onde toda a história é movida por um objetivo, um argumento central. Podemos assim dizer que, por exemplo, O Senhor dos Anéis é uma SAGA, pois tem como objetivo a destruição do anel do poder, então por toda a trilogia os personagens seguem o decorrer da história para destruir o mesmo, impedindo que ele volte às mãos do seu criador. Em algumas outras fontes, diz-se também que SAGA é utilizada para algo que tem uma longa duração (anos, época, etc.).

Já a SÉRIE é quase a mesma coisa que SAGA, a diferença é que a SÉRIE tem um espaço de tempo menor. Encontram-se também várias histórias dentro da mesma, vários relatos e acontecimentos que se estendem para formar o todo da SÉRIE. Um exemplo seria os livros do Harry Potter, onde a cada livro é um ano em Hogwarts, cada livro é uma história diferente, mas alguém poderia perguntar: “Harry Potter não é uma SAGA, pois ela retrataria a derrota de Voldemort?”. Bom, acredito que com o passar do tempo nas séries, há algumas consequências onde tem de ter um motivo para a história, mas não significa que HP é uma SAGA, e sim, para mim, uma SÉRIE.

Concluímos que SAGA e SÉRIE é quase a mesma coisa, uma é a busca de algo durante toda a trama e a outra são diversos acontecimentos que no fim há um desfecho significativo.