Orange is The New Black é uma série que evoluiu muito desde a sua primeira temporada, inicialmente era a história de uma branca de classe média que acaba indo para a prisão mas acaba virando uma ótima série sobre as histórias dessas mulheres que parecem muito reais. A última temporada teve uma grande reviravolta, uma revolta na prisão, então na quinta temos o que aconteceu nessa revolta, com a temporada toda se passando em 72 horas. Alguns spoilers a seguir.

Essa ideia de uma temporada em um espaço mais curto de tempo foi a grande falha. Normalmente OITNB é uma série que a história se arrasta de forma devagar, porque a série se preocupa mais em desenvolver as personagens e suas histórias. Isso normalmente não é um problema, na verdade é a melhor coisa da série, mas nessa temporada ficou muito esquisito. A situação da prisão é tensa e exige soluções rápidas, mas a temporada fica perdendo tempo com histórias paralelas que quase nunca dão em algum lugar.

Resultado de imagem para orange is the new black season 5

Outro problema é que ela foi muito preguiçosa em resolver os problemas que ela mesmo criou no começo. Temos a temporada toda para resolver as questões sociais e problemas de Litchfield mas a temporada termina com mais perguntas do que respostas. Muitas questões são repetidas várias e várias vezes até o ponto de ficarem cansativas, e mesmo essas não são resolvidas. É uma pena que as questões sociais tão bem colocadas na temporada passada tenham se perdido nessa, a ideia foi fazer algo mais intenso mas acabou perdendo grande parte da discussão e a crítica vista anteriormente.

Resultado de imagem para orange is the new black season 5

Algo que continua muito bom é o desenvolvimento de personagens, você entende a motivação de cada uma ali mesmo que algumas sejam mais exageradas do que outras. Algumas ações importante para a temporada são meio exageradas e acabam levando o rumo da série para locais estranhos demais e outras menos importantes acabam sendo mais bem trabalhadas.

As atuações, principalmente Danielle Brooks (a Tastye, personagem principal da temporada) estão ótimas, apesar de alguns overacting em alguns momentos. As personagens muito bem construídas são recheadas com ótimas atuações tornando-as muito mais reais.

Resultado de imagem para orange is the new black season 5 ending

A Quinta Temporada de Orange is The New Black infelizmente decepciona, depois de uma ótima temporada passada cheia de críticas ao sistema carcerário dos EUA e suas consequências drásticas. A nova temporada traz resoluções fracas e um diálogo simplista demais, com um grande problema de ritmo cheio de enrolação sem sentido em uma história que deveria ser mais frenética. Existem coisas boas sim, principalmente para os fãs da série, mas essa temporada poderia ter sido muito mais do que ela foi.

Patrocinado

Comentários