Nessa semana tivemos uma boa surpresa com uma das maiores batalhas já vistas na série e mais Starks se reencontrando. Vamos para a nossa análise semanal de GoT recheada de spoilers.

Começando pelos reencontros no Norte, vemos uma divertida cena de Arya conseguindo entrar em Winterfell e se maravilhando em retornar ao seu simples castelo. O reencontro de Sansa com Arya é singelo e emocionante, visto que a última vez que ambas estavam no mesmo lugar foi quando Ned morreu. Sansa de primeiro não acredita que sua irmanzinha é uma assassina vingativa agora mas depois de vê-la lutar de forma sensacional contra Bryenne ela acaba entendendo que sua irmã mudou para sempre e parece ter ficado um pouco chateada com isso. Apesar de tudo é lindo ver 3 Starks em Winterfell finalmente, a última vez que vimos tantos personagens juntos foi na primeira temporada.

Bran continua com sua personalidade quebrada e agora ele explica melhor o que está acontecendo com ele. Aquele Bran não existe mais, agora ele é o Corvo de Três Olhos e um diálogo explica bem isso. “Eu lembro de ter sido Bran, mas lembro de muitas outras coisas também”. Isso mostra que não é mais importante que um dia ele foi Brandon, agora ele é uma entidade onisciente. Espero que a série saiba trabalhar bem com um personagem tão poderoso.

A importância da adaga de Mindinho e seu papel ali continuam um mistério. Estou até ficando incomodado com a sua presença sem explicar muito bem o seu propósito ali. Felizmente a daga de aço valiriano está em boas mãos agora, mas tudo me pareceu um grande fan service de algo que aconteceu lá na primeira temporada.

No núcleo de Dragonstone temos Jon convencendo até facilmente a Daenerys para lutar ao seu lado contra o Rei do Norte e mais uma vez Dany exigindo que Jon curve seus joelhos. Eu acho que essa discussão para que os dois se aliem até tem bons argumentos de cada lado, mas estava ficando repetitiva já. Ao sair da caverna, Daenerys fica sabendo da vitória/fracasso em Rochedo Casterly e decide que vai atacar com tudo. Depois de uma certa desconfiança sobre a lealdade de Tyrion, ela pede conselhos a Jon que entrega uma opinião madura e sensata.

Mais tarde nesse núcleo temos a série pela primeira vez empurrando Jon para Dany com o diálogo com Davos, e a série cada vez mais se parece com uma fanfic. O encontro de Jon e Theon também foi algo esperado e é justo Jon não matar o traidor porque no fim ele ajudou a Sansa. Os Greyjoy querem saber de Daenerys mas parece que ela ficou em um meio termo na sua decisão, ela vai atacar os Lannisters, mas em um local sem civis…

Resultado de imagem para game of thrones train loot attack

O que nos leva para a Campina com Jaime e Bronn. A cena deixa claro que o ouro pegue do Jardim de Cima está seguro em Porto Real mas os soldados ainda precisam coletar suprimentos e comida para as tropas. O que nos leva para a fantástica cena do ataque aos espólios de guerra…

Não precisamos entrar em muitos detalhes para dizer que foi uma cena muito poderosa e bem dirigida. Vemos pela primeira vez o poder do dragão de Dany atacando em Westeros e deixando todos com o c… na mão. Temos algumas cenas em plano sequência e toda a fotografia dessa cena da Campina é muito linda, aproveitando muito bem o amplo cenário de planície. É interessante analisar que com o passar do tempo, o campo de batalha vai se tornando cada vez mais negro e desolador, a evolução é bem feita e gradativa, temos até uma neve de cinzas no final. Você pode ver abaixo um vídeo mostrando o making of da cena.

Toda a batalha eu fiquei tenso pois dos dois lados tinham personagens que eu gostava. Eu não queria ver nenhum deles morrer. Achei digno Bronn acertar o dragão mas não matar de primeira, deu para dar um medo real mas sem ficar forçado demais. Só acho que a cena poderia ter tido mais coragem e matado pelo menos Bronn, pois ele não é tão importante assim. No próximo episódio com certeza termos Jaime e Bronn capturados e um bom diálogo de reencontro com Tyrion. É capaz de vermos finalmente o ponto de virada de Jaime contra Cersei que vem sendo construído durante a temporada.

Resultado de imagem para game of thrones spoils of war

De forma geral achei o episódio meio morno na sua primeira metade, a história avançou em alguns pontos e tivemos ceninhas fan service de Arya lutando de forma bem legal. Mas o episódio literalmente esquenta com a batalha final na Campina, foi algo realmente inesperado e fantasticamente bem dirigido. Além de Drogon, também tivemos os Dotrhaki atacando de forma selvagem e violenta, mostrando para o exército Lannister o poder de Daenerys. Que venham mais episódios e cenas de ação dignas de cinema assim!

Patrocinado
REVER GERAL
Pontuação
9.5
Compartilhar
Artigo anteriorO Cão Negro está de volta em nova graphic novel pela AVEC Editora
Próximo artigoHideo Kojima estará no Brasil para a BGS
Professor, Ilustrador e Game Designer, as profissões mais bem pagas do mundo.

Comentários