Sabe quando aquela abertura de série conversa com você?

Aberturas de séries tem um papel muito maior do que ser o intervalo que você aproveita para ir ao banheiro ou aquela parte que é pulada para o episódio começar logo. Quando bem produzida, uma abertura pode se tornar uma verdadeira obra de arte.

Certamente você tem uma série favorita e não cansa de assistir a abertura dela porque justamente julga ser uma parte importante do conjunto. Na grande maioria dos casos existe algo a ser passado, uma mensagem por assim dizer. “Olha, você ainda não viu um segundo do episódio, mas é disso que a série trata. É essa sensação que ela vai te causar”. Game of Thrones, House of Cards, True Detective (as duas temporadas), Orange is the New Black, Narcos, Penny Dreadful e muitas outras. Sempre existe algo a mais para os olhos caçarem.

Uma série de super-herói (ou heroína) também pode entrar para esse seleto grupo. Quem não lembra da icônica abertura de Smallville? Recentemente, Demolidor fez um estrondoso sucesso na Netflix. A primeira série da parceria com a Marvel é impecável em vários aspectos, entre eles seus crédito iniciais.

Ver tudo que guia e dá forças a Matt Murdock ser banhando por sangue (ou um vermelho escarlate) é emblemático. Tudo escorrendo para um único ponto: o nascimento do Homem sem Medo. Aliada a trilha sonora, dá gosto de não pular os 15 segundos de intervalo entre os episódios para poder assistir a abertura.

Mas foi a abertura da nova série da Netflix em parceria com a Marvel que realmente me fisgou. Jessica Jones brinca muito com a percepção do telespectador durante seus episódios. Situações, ações e sensações de cada personagem são usadas para montar o cenário profundo da produção.

Como é do conhecimento da maioria agora, Jessica Jones trabalha como investigadora particular. E isso é extremamente bem explorado na abertura de sua série solo. Os medos das pessoas, suas vidas de merda, momentos comuns e outros nem tanto assim. A fumaça, os carros, o dia a dia cinza de Nova York. Tudo sendo observado pelos belos olhos de Jessica. E mais uma vez a Netflix acerta na trilha sonora.

Existe algo mágico nas aberturas de séries. Algo que muitas vezes nem conseguimos explicar, mas que é fácil de entender durante aqueles rápidos segundos. E você, também se apaixonou pela abertura de Jessica Jones? É fã de alguma outra abertura? Deixe sua resposta nos comentários.

E não esqueça de acompanhar nossa análise de cada episódio da primeira temporada de Jessica Jones. Tudo bem destrinchado para você não perder nada 😉