Ballers: The Rock e o lado nada glamouroso do Futebol Americano – CosmoNerd

O Futebol Americano é um esporte em franco crescimento no Brasil. Claro que ainda não consegue competir como nosso futebol moleque, mas já ficou claro que possui um lugar ao sol. Com 3 super bowls assistidos na bagagem, posso afirmar que Ballers é a série perfeita pra te iniciar nesse mundo. Não pra te ensinar as regras, mas para mostrar que existem seres humanos por trás de todo o sexo, dinheiro e baladas.

The Rock, que interpreta Spencer Strassmore, serve de guia nesse novo mundo. Não apenas como ator e produtor executivo da série (ao lado do parceiro Mark Wahlberg), mas como um cara que já esteve dentro de campo. O mais novo queridinho de Hollywood já jogou na Liga Universitária e foi atleta da peculiar Liga Canadense. Mas todo mundo já percebeu que não deu muito certo.

Ballers acerta em não focar no campo de jogo. É fora dele que toda a mágica e tragédias acontecem. Spencer é um ex-jogador que cometeu o mesmo erro de 90% dos seus companheiros: não guardou uma grana pra viver bem a aposentadoria. Agora ele trabalha como um analista financeiro, assegurando a fortuna de atletas em atividade. Spencer é o cara dos contatos e querido por todos os jogadores. E isso é o charme da série. Vê-lo passeando entre os mais variados tipos de jogadores. Desde o infiel que morre e deixa o abacaxi na mão da viúva, passando pelo cara que se aposenta cedo e tem que voltar a viver no mundo normal.

Mas o foco parece estar voltado mesmo para Ricky Jerret (interpretado por John David Washington, um ex-jogador da NFL com passagem pelo St. Louis Rams e que como o sobrenome indica, é filho de Denzel Washington). Jerret é o tipo jogador problema, como estamos acostumados a ver no futebol da bola redonda. Baladeiro e chegado numa confusão, ele ganhou uma última chance para salvar o que restou da carreira. É o fator humano funcionando mais uma vez em Ballers. Repito, esqueça o campo, a história mesmo acontece em casa, no vestiário, nas baladas e em qualquer lugar que se possa falar de negócios. Menos no banheiro…

Claro que muitas histórias devem ser abordadas na primeira temporada da nova série da HBO. Com 10 episódios com 30 minutos de duração em média, Ballers é uma ótima pedida para os fãs e para os iniciantes do esporte da bola oval. Principalmente no domingo, quando seu time dá aquele vexame no esporte da bola redonda…