Faíscas, fumaça, fogo e muita ação. Essas são as palavras mágicas de boas-vindas para o programa mais afiado da América Latina. Entre marteladas, retificações e têmperas, toma forma a quinta temporada de Desafio Sob Fogo Brasil e América Latina, um sucesso do canal History, que estreia no dia 14 de julho.
Nesta nova temporada, há um novo rosto no júri. O mexicano especialista em artes marciais Gerardo “Jerry” Arrechea se junta ao experiente forjador argentino Mariano Gugliotta, ao brasileiro Ricardo Vilar e ao amado juiz de Desafio Sobre Fogo, o filipino Doug Marcaida. Outra novidade é o ator argentino radicado no México Michel Brown (Hernán, Pasión de Gavilanes), que volta à apresentação da série, depois de sua participação na terceira edição da competição.
Entre marteladas, bate-estacas, bórax e têmperas múltiplas, a oficina mais famosa do continente volta a abrir suas portas para receber oito participantes de quatro nacionalidades, separados em dois grupos, que disputarão um prêmio de dez mil dólares e o título de Melhor Forjador da América Latina. O primeiro é composto por Gerson Bragagnoli (Brasil), 66 anos, forjador há 16 anos; Gustavo Cervantes (México), da cidade de Puebla, com três anos de experiência em cutelaria; o carismático Agustín Peppi, de Mendoza (Argentina), que há onze anos se dedica em tempo integral à forja; e Marco López (México), forjador também em tempo integral com cinco anos de experiência.
No segundo grupo, Sandra Soma (Argentina), 55 anos, forjadora há quatro anos; Juan Sebastián Gaviria (Colômbia), escritor e romancista apaixonado pela natureza e pela forja; Roger Glasser (Brasil), que foi aluno do juiz Ricardo Vilar e forja desde os 13 anos; e Marcio Madalosso (Brasil), 47 anos, forjador há 30 anos, sendo 15 como profissional.
Outra novidade nesta edição é o episódio extra Grande Desafio de Campeões, assim que terminar a temporada regular do programa, que reunirá os vencedores de todas as edições anteriores, em uma nova competição. Os brasileiros Tom Silva, Daniel Jobim e Sandro Boeck, campeões da primeira, segunda e terceira temporadas respectivamente; o argentino Facundo Fadón, vencedor da quarta temporada; e o vencedor desta quinta edição concorrerão a um prêmio adicional de 10 mil dólares e o Prêmio Campeão dos Campeões América Latina.
“Estamos celebrando a quinta temporada de Desafio Sobre Fogo Brasil e América Latina, que é um exemplo perfeito da composição de nossa audiência, formada por homens e mulheres que buscam o melhor entretenimento. E também procuram um componente histórico que se encontra perfeitamente nesta produção, uma vez que em cada episódio contamos a história de cada uma dessas ferramentas ou armas, e a história da civilização humana, por meio das armas”, explica Miguel Brailovsky, vice-presidente Sênior de Conteúdo do History. E acrescenta: “Esta é uma competição que expõe a arte, maestria, engenhosidade, criatividade e profissionalismo dos diferentes latino-americanos que hoje descobriram ou redescobriram a forja e a cutelaria, seja como ofício ou hobby , e que está ganhando mais seguidores em toda a América Latina”.
A configuração do programa permanece a mesma das edições anteriores. Oito participantes divididos em dois grupos de quatro integrantes. O vencedor de cada desafio soma 100 pontos, o segundo 75, o terceiro 50 e o quarto não pontua. Os últimos de cada grupo são eliminados, enquanto o segundo e o terceiro vão para a repescagem. Apenas o melhor poderá ser coroado com o título de campeão e ganhar o prêmio de 10 mil dólares.
Diferente das temporadas anteriores, esta edição de Desafio Sob Fogo Brasil e América Latina incluirá uma série de celebridades que participarão como jurados convidados. No primeiro episódio, quem marca presença é o filho de Octagón (famoso lutador mexicano) que deve avaliar uma faca inspirada na luta livre mexicana. A referida arma terá que incluir uma maçaneta de quebra de vidro e, para isso, os participantes terão que extrair alguns materiais de parte de um ringue de luta e cinturões de campeão, semelhantes aos recebidos pelos vencedores. Esta temporada da competição é a mais engenhosa quando se trata de propor atividades relacionadas às armas que são fabricadas, júri e cenários. Os testes de dureza, penetração e resistência demonstram a versatilidade e originalidade dos desafios.
Desafio Sob Fogo Brasil e América Latina é uma produção da Nippur Media para o The History Channel América Latina.