Depois de nove episódios em uma temporada adaptando o primeiro jogo da franquia, The Last of Us chegou ao seu fim, apresentando Joel e Ellie para um novo público através da HBO.
Com Pedro Pascal estrelando como Joel e Bella Ramsey como Ellie, a série sob o comando de Craig Mazin, criador da premiada Chernobyl, e de Neil Druckmann, criador dos jogos originais, expandiram a história encontrada pelos jogadores na Parte 1 de The Last of Us, que saiu em 2013 para PlayStation 3.
No entanto, as referências ou fanservices não poderiam passar batidas na adaptação desta obra. Então, abaixo vão alguns dos chamados “easter eggs” que a série apresentou.
Curtis and Viper 2
Logo no primeiro episódio, Neil Druckmann começa a série com o visual muito próximo ao que vemos nos jogos. Quando Sarah, a filha de Joel vivida por Nico Parker, pega um DVD de seus vizinhos, ela escolhe Curtis and Viper 2, um das franquias favoritas de Joel. No segundo jogo da franquia, Ellie e Joel assistem ao mesmo filme.
Slogan dos Vagalumes
Os títulos do primeiro e do último episódio também carregam algo. Juntando os dois, a gente encontra o slogan dos Vaga-lumes, um grupo rebelde paramilitar que luta pela liberdade do povo: “Quando estiver perdido na escuridão, procure a luz”.
Tudo fica mais emocionante quando vemos que Joel perde sua filha no começo da série, e isso o modifica muito. Quando ele encontra em Ellie um novo sentido, uma nova luz para os seus dias, Joel não quer abrir mão da garota – mesmo que seja na base da mentira.
Café pós-apocalíptico
Após o encontro na residência de Bill e Frank, Ellie acorda com o cheiro de café, que Joel pegou antes de saírem do local. No entanto, no primeiro jogo, quando entramos numa cafeteria dentro de um prédio, há um diálogo entre Joel e Ellie onde ele diz que”sente falta da bebida”. Algo sutil, mas que revela muito sobre como tudo mudou após o surto com o fungo naquele mundo.
A-Ha e os anos de 1980
A série busca apresentar algumas músicas clássicas dos anos de 1980, que ganham um novo escopo aqui. Joel e Tess, e Bill e Frank (assim como possivelmente Tommy), usam as músicas dos anos de 1980 para indicar uma situação problemática. Isso poderia ter sido mais desenvolvido, mas usar canções do A-Ha também é uma referência ao jogo – pois Ellie gosta e também toca “Take on Me” em determinado momento do segundo jogo.
Vale lembrar que “Never Let Me Down Again”, do Depeche Mode, também toca no final do primeiro episódio, e “Just Like Heaven”, do The Cure, está no sétimo episódio.
Música como ligação de Joel e Ellie
Ainda com essas referências musicais, no último episódio vemos que Joel quer ensinar Ellie a tocar violão, que era algo que ele gostava de fazer antes do apocalipse pelo cordyceps. No segundo jogo, vemos mais sobre esse lado musical que Joel passou para Ellie. Em um dos episódios, o personagem de Pedro Pascal até comenta que gostaria de ser um cantor famoso.
A Cidade de Jackson
Já na primeira temporada somos apresentados à cidade de Jackson, que Tommy (Gabriel Luna), irmão que Joel estava em busca, e sua esposa Maria (Rutina Wesley) comandam juntos de outros residentes da comuna. No jogo original, não temos acesso à cidade e só a vemos de fato no segundo jogo da franquia.
Ashley Johnson como Anna Williams
No começo do último episódio da temporada, Ashley Johnson interpreta Anna, a mãe da Ellie, mostrando um pouco sobre o nascimento da jovem. Johnson é a voz da Ellie nos jogos, que também realiza a captura de movimentos da personagem.
Atores do jogo na série
Antes de Ashley Johnson estrelar no final da série, Druckmann já havia apresentado outros atores que trabalharam como vozes originais de alguns personagens nos jogos. A primeira a aparecer foi Merle Dandridge, reprisando seu papel como Marlene. Depois tivemos Jeffrey Pierce, que é a voz do Tommy, interpretando o braço direito de Kathleen (Melanie Lynskey); e Troy Baker, o Joel nos jogos, vivendo James, o capanga do David.
“Dá um pezinho/impulso aqui?”
Também no último episódio, quando Joel e Ellie estão dentro de um prédio em demolição, Joel pede a Ellie que o ajude a subir para o outro andar, e ele dá um “impulso” ou “pezinho” para que a jovem alcance o local. Isso é um recurso muito utilizado no jogo, e aqui na série, a cena é usada para ir para um momento especial.
Girafa
Em The Last of Us Part I, uma das cenas mais memoráveis é o encontro dos dois personagens com uma família de girafas na cidade. Na série, a cena ocorre depois do encontro marcante de Ellie com David (Scott Shepherd), e encontrar os animais e tocar neles faz com que a jovem sorria novamente, tornando o momento ainda mais importante para Joel.
______
E pra você, quais easter eggs que você reconheceu? E quais poderiam estar nessa lista (que, com toda certeza, está incompleta)?
The Last of Us está disponível completo no HBO Max.