marvel comics gavião arqueiro e o design suíço marvel comics gavião arqueiro e o design suíço

Gavião Arqueiro e o Design Suíço

O que o membro mais comum dos Vingadores tem a ver com uma das principais escolas de design do século XX? A resposta está em seu ilustrador e capista espanhol David Aja.

Formado em Fine Arts na universidade de Salamanca, Aja trabalhou como ilustrador e designer gráfico profissional antes de ir para os quadrinhos, fazendo trabalhos para publicidade e capas de álbuns. Sua passagem pelo Gavião Arqueiro da Marvel traz um novo respiro para as tão batidas hqs mensais de super-heróis e consegue inovar fazendo pouco.

Muito do que Aja faz é inspirado em escolas de Design minimalista, como o Design Suíço. Esse movimento focava em designs baseado em grades, seguindo um padrão fixo para passar a mensagem da forma mais clara possível. Outra característica é o uso de formas geométricas com cores sólidas, tentando ser o mais objetivo o possível e passar o máximo de informação possível com o mínimo de elementos.

Resultado de imagem para SWISS DESIGN
Joseph Müller-Brockmann, Zürich Town Hall Poster, 1955
Hofmann, Armin. Die Gute Form, 1954

E é isso que Aja traz com suas edições e capas de Gavião Arqueiro. Como um bom designer, ele resolve problemas de narrativa usando uma arte minimalista, trabalhando com o ótimo roteirista Matt Fraction e principalmente com o colorista Matt Hollingsworth para usar o mínimo de cores possíveis.

Resultado de imagem para david aja HAWKEYE

Já suas capas usam muito do minimalismo e cores fortes, também usando uma técnica muito poderosa do Design Suíço de respeitar o espaço em branco, para deixar a arte respirar.

Aja pensa tão bem na narrativa visual que até cria playlists para você escutar enquanto lê as hqs.

Sua narrativa, em muitos momentos, lembra diretores indie como Wes Anderson, com “câmeras” estáticas e paralelas, dando uma impressão de movimento, ao mesmo tempo que temos uma arte estática.

Fica aqui a indicação desse quadrinho que consegue trazer uma grande inovação às hqs de super-herói usando pouco. Com destaque para uma edição em que ele conta a história pelo ponto de vista de um cachorro, usando infográficos para mostrar os sentidos do animal.