O clipe This is America de Childish Gambino (aka Donald Glover) quebrou a internet semana passada trazendo o cantor e ator em um vídeo sensacional e controverso. Mas quem está inserido no mundo do hip-hop sabe que o gênero é conhecido por ter diversos clipes muito bem dirigidos. Separamos alguns dos clipes de rap mais geniais a seguir.

5. Outkast – B.O.B. (2000)

Dir: Bryan Barber

Esse clipe do Outkast possui uma direção de arte genial que nos leva por uma boa viagem de ácido enquanto os integrantes do grupo correm alucinados por uma cidade super colorida, em um ritmo frenético que tem tudo a ver com a música.

4. A Tribe Called Quest – Scenario (1991)

Dir: Jim Swaffield

Scenario é praticamente um meta-clipe. A ideia principal é brincar com a forma de como os clipes dos anos 90 eram criados e editados. A banda vai cantando enquanto um editor vai mudando a câmera, os fundos e efeitos especiais do vídeo, lembrando até customização de personagem de jogos de video-game às vezes. Toda a interface de Windows 95 em volta dos quadros dá um ar retrô até ainda mais legal pro clipe.

3. Pharmacyde – Drop (1995)

Dir: Spike Jonze

Poderia ser só mais um clipe de grupo de rap andando na rua e cantando a letra, mas o Pharmacyde decidiu filmar o vídeo todo ao contrário e editar de forma reversa. São shots longos que devem ter sido super difíceis de filmar e organizar depois na montagem. Podemos ver até a sincronia labial em alguns momentos.

2. Kendrick Lamar – Humble (2017)

Dir: Dave Meyers, The Little Homies

Eu não sei o que é mais difícil: ter que escolher somente um vídeo de Kendrick Lamar para essa lista ou escolher a melhor cena de Humble. Além de ser um dos melhores rappers da atualidade, Kendrick sempre tem um esmero muito grande em seus vídeos. Nesse temos diversas imagens dadaístas e jogos de câmera que deixam o clipe esteticamente sensacional.

1. Beastie Boys – Sabotage (1994)

Dir: Spike Jonze

Olha o Spike Jonze aqui de novo. Os Beastie Boys sempre foram criativos em seus vídeos na medida do possível. Mas esse clipe que imita as séries policial dos anos 90 é demais. A direção frenética e as câmeras vivas deixas o clipe ainda mais divertido.

Comentários