Anima Forum 2017 é o encontro de ideias verdadeiramente animadoras!

Primeiro dia de Anima Fórum trouxe Robert Feng, diretor da abertura da série Game of Thrones

O Anima Mundi completa 25 anos, em 2017. Em 1993, Ainda Queiroz, César Coelho, Lea Zagury e Marcos Magalhães idealizaram e produziram o Anima Mundi que recebeu 7 mil pessoas, apenas na primeira edição no Rio de Janeiro. De lá para cá, o evento é muito mais do que um festival. Hoje ele é uma escola de animação (Anima Escola), uma plataforma On Demand (AnimaMundiOn) e um espaço para pensar o mercado de animação brasileiro.

O Anima Fórum é o encontro de profissionais e estudantes entre animadores, produtores, diretores, ilustradores de toda a cadeia produtiva que envolve animação. É sobre ele que vou me deter nesse texto, até porque foi ele que me atraiu para São Paulo de 26 a 28 de julho. Como roteirista, produtor e realizador audiovisual é muito importante vivenciar eventos como esse. Eu quero dividir com você algumas sacadas e debates que estou acompanhando. Neste primeiro dia de Anima Fórum, a Masterclass de Robert Feng foi fantástica. Ele é o diretor da animação de uma das aberturas de seriados mais assistidas nos últimos anos: a de Game Of Thrones. Ele pode falar dos processos que comandou para alcançar a necessidade do seu cliente HBO: “Queremos um mapa”. Além disso, haviam muitas casas e terrenos dos diversos personagens da série para mostrar e como uma vinheta de abertura, ela deveria ser rápida. Como equalizar demandas tão específicas?

Robert, que até então não era um aficionado de GoT, começou um processo de busca de referências intensos antes de colocar a mão na massa. A busca por texturas, a descoberta de engenhocas medievais e renascentistas, e a principal descoberta: fazer um mapa convexo, onde se pudessem visualizar outras regiões deste mapa quando mostramos em primeiro plano uma das “casas” e ao fundo outra. A ideia se encaixou perfeitamente.

Isso foi em 2007. E quando perguntado: “E agora, em meio a tantas modificações na abertura da série, você acompanha?” Robert sorri e nos dá uma lição de um verdadeiro designer: “Hoje sou um consultor. A cada mudança me chamam para avaliar. Mas ser designer é isso, é possibilitar e criar coisas que também possam ser replicadas e modificadas gradativamente”. Confira algumas fotos na galeria abaixo (créditos: X-CAM):

O dia seguiu com outros debates e mostras, entre eles destaco a animação longa metragem que estreia em 2018, chamada “Tito e os Pássaros”. Um filme que tinha um grande desafio proposto pelo seu criador Gustavo Steinberg: falar sobre medo para crianças. A proposta rendeu um filme com técnicas de animação que misturam a pintura a óleo, efeitos em pós produção e animação 2D. Vale a pena assistir ao trailer.

https://www.youtube.com/watch?v=uW8wnh0p4rM

Bom, o Anima Fórum continua e eu continuo animado!

Vinicius Augusto Bozzo é roteirista, diretor, editor e ator comediante. Produziu diversos programas de televisão, séries para webe documentários para TV (“As histórias de Quintino Cunha”, “Aldeia do Saber” e “Máquina de um Tempo”). Atualmente é diretor da Sinfonia Filmes e está finalizando uma série de animação chamada “Bambolim” e é nosso enviado no Anima Mundi 2017.