A Jamaica é pauta na coluna Nerd Ale

Uma cerveja em particular me chamou a atenção nas prateleiras de diversas lojas nos últimos anos: a Red Stripe, uma lager fabricada na Jamaica e distribuída em diversos países do continente americano, que atualmente pertence ao grupo Heineken. Sabe quando você bate os olhos em algo e desconfia de já ter visto aquilo em outro lugar?

Pois foi justamente na saudosa comédia Jamaica Abaixo de Zero (Cool Runnings)! Dirigido por Jon Turteltaub, um cara de filmes medianos que teve como maior privilégio trabalhar várias vezes com Nicolas Cage em longas como a Lenda do Tesouro Perdido, o filme de 1993 trazia uma premissa pra lá de convidativa: um corredor jamaicano fracassa ao tentar se classificar para as olimpíadas, então decide honrar seu vitorioso pai formando uma equipe de bobsled, um esporte praticado na neve, afim de competir nas Olimpíadas de Inverno representando uma nação pra lá de calorenta. É na primeira cena onde aparece o personagem Irv (John Candy, que faleceria no ano seguinte ao lançamento do filme), amigo do pai do protagonista, que a cerveja Red Stripe é mostrada num bar.

Essa exposição não é algo tão extraordinário, no entanto. Trata-se da marca de cerveja mais famosa da Jamaica, tendo sua origem datada de 1928, ou seja, ela possui 90 anos de histórias para contar.

O sabor? Nada de incrível. Como manda o estilo, trata-se de uma Premium Lager neutra no sabor, com baixo amargor e notas baixíssimas de caramelo e malte. Ideal para beber bem gelada e repetidas vezes, caso encontre um valor atrativo (algo difícil no Brasil). Apesar de premium, ela ainda não bate de frente com outras do estilo comercializadas por aqui.

Seu preço geralmente está um tanto alto, podendo chegar a R$ 15 por míseros 330ml. No entanto, alguns mercados às vezes a colocam em promoção. Hoje (julho de 2018) a encontrei por R$ 5,45 em São Paulo, no Supermercados Mando. Também já comprei nessa mesma faixa de preço no Extra Hipermercados.

Vale ficar atento às promoções para conferir a Red Stripe, pois, apesar dos pesares, ela é muito superior às lagers de massa que somos doutrinados a comprar desde sempre, como Brahma, Skol, Antártica etc. Ao mesmo tempo, você presta uma singela homenagem a esse clássico da Sessão da Tarde, que com certeza deve morar no coração de muitas pessoas.

Ficha Técnica: Red Stripe

ABV: 4,7 %

Estilo: Premium American Lager

Temperatura: 0-4 ºC

Copo Ideal: Pilsner

 

 

 

Uma última ressalva é lembrar a presença da Red Stripe na segunda temporada da série Luke Cage, parceria entre a Marvel e Netflix. Isso aconteceu no contexto de que o principal vilão desses novos episódios, Bushmaster, comanda uma gangue de criminosos originários da Jamaica.

Comentários