Essa semana, na Nerd Ale, vamos falar de uma cerveja da família lager que você deve ter visto bastante na série La Casa de Papel

Atual fenômeno da Netflix, La Casa de Papel tem trazido muitas pessoas para a rede de streaming, sendo presença absoluta nas recomendações do tipo “você precisa assistir essa série”. De ritmo alucinante e personagens cativantes, há um outro detalhe nos episódios que talvez você não esteja se lembrando, que é a presença constante de propagandas de uma cerveja: Estrella Galicia.

A verdadeira alma de La Casa de Papel (leia-se: dinheiro) está nessa cerveja. Para uma aparição tão constante, é natural supor que vem dos milhares de litros vendidos de cerveja o cachê de figuras tão queridas como Denver e Nairobi, ou você achou que as coisas se pagavam com aquela Cidra de má qualidade que o Professor dizia produzir?!

Brincadeiras à parte, gostaria de compartilhar com vocês um pouco sobre a Estrella Galicia. Sua origem data de 1906, na Espanha, onde sua primeira fábrica foi fundada. Após diversas modernizações, a cervejaria atingiu, na década de 1970, a marca de 10 milhões de litros fabricados ao ano (atualmente esse volume está por volta dos 250 milhões!). No Brasil, a cervejaria inaugurou suas atividades em 2011, atribuindo aos brasileiros a terceira colocação no ranking de consumidores da cerveja.

Seus produtos são compostos por 5 rótulos por aqui mas, falando do carro chefe especificamente, podemos afirmar que trata-se de uma Premium Lager com 4,7 % de teor alcoólico, usando os lúpulos Nugget e Perle Hallertau para o seu aroma, sabor e leve amargor. De coloração dourada pálida, a Estrella Galicia é uma cerveja para refrescar.

Aqui no Brasil é uma cerveja “Puro Malte”, ou seja, nada da tão mal vista adição de milho que as grandes cervejarias fazem em suas lagers (mais conhecidas como Pilsen, como Skol, Bhrama e Antártica). Porém, na sua versão original espanhola, há sim a presença do milho na composição.

O site da própria Estrella Galicia propõe que você beba essa cerveja com a temperatura na casa dos 4ºC. Para harmonizar, você pode utilizar seu rico dinheirinho para acompanhar com frutos do mar (camarão, mexilhão) e peixes (bacalhau), mas a boa e velha batata frita cai muito bem também.

Copo

Apesar de oportuno, a Estrella Galicia é uma opção legal inclusive para você assistir a própria série La Casa de Papel. É uma série pouco complexa, fácil de acompanhar, tendo sua força concentrada principalmente na narrativa bem conduzida e no carisma dos personagens. Ou seja, se ainda não assistiu a Parte 2 da série (que já está disponível na Netflix), você encontra a Estrella Galicia facilmente nos supermercados pelo Brasil. Vale a pena experimentar, principalmente pelo seu preço que não é muito alto 🙂

Comentários