A coluna Nerd Ale nasceu com o intuito de defender uma causa: a de que cerveja e cultura pop (nerd e geek) estão inseridas no mesmo contexto social. A motivação vem do fato óbvio de que eu curto umas brejas, e há algum tempo estava inserido no mundo das cervejas especiais (ou artesanais). Junto disso, havia uma grande vontade de produzir a bebida em casa também.

Pois consegui, aliás, conseguimos. Junto com amigos, coloquei em prática esse desejo e hoje fabricamos algumas levas para consumo próprio junto com amigos e familiares. Depois de algum tempo nesse hobby, veio a ideia de unir esses dois mundos num produto único: a CosmoBeer.

Antes disso, já tentamos relacionar a cerveja com temas nerd em algumas oportunidades, como uma homenagem ao Conan na estreia da coluna, além de falar sobre cervejas presentes no supermercado e nas telas como La Casa de Papel e Jamaica Abaixo de Zero. Ainda faremos esse divertido exercício em outras oportunidades.

Voltando à CosmoBeer, foi um baita projeto dar vida a essa cerveja: primeiro apresentei a ideia pro amigo Rildon Oliver (redator, podcaster e youtuber do Cosmo) que, com seus dotes de ilustrador, esboçou um rascunho totalmente de acordo com a ideia que eu tinha em mente. Com base nisso, ele encontrou um profissional talentosíssimo e craque na aquarela para fazer a arte oficial, o querido Lucas Rebelo (@lucasrebelo93, sigam ele no Instagram, é sério!). Para finalizar, e transformar todo esse trabalho num rótulo, o grande Victor Morais cuidou de todo o design e diagramação final, onde demos vida a essa parte estética na gráfica.

Da minha parte, na condição de cervejeiro, veio a concepção da receita e a sua fabricação. Por ser uma cerveja voltada a muitas pessoas que não estão muito imersas nesse contexto “artesanal”, optei por um estilo de entrada muito adequado que é uma American Pale Ale (ou APA para abreviarmos). Trata-se de um estilo que se baseia muito no lúpulo para formar seu sabor e aroma, ao mesmo tempo que não pode ser muito forte no álcool e no amargor.

Um detalhe interessante é que o lúpulo escolhido, o Galaxy (vindo da Australia) é o principal insumo para sua fabricação, vindo daí nossa principal conexão espiritual para a CosmoBeer. Se você observar a ilustração do rótulo, vai perceber que o astronauta está buscando um item precioso, para, a partir dele, dar vida a algo totalmente original. Afinal, não é isso que fazemos todos os dias ao produzir conteúdo no CosmoNerd? Assistimos aos filmes e séries, lemos livros/HQs e jogamos os games para trazer conteúdo da melhor maneira possível a quem nos acompanha.

Resumindo: agora o CosmoNerd tem a sua própria cerveja!

Isso não significa, no entanto, incentivar e induzir ao consumo desenfreado de bebida alcoólica. Muito pelo contrário! “Beba menos e melhor” é um dos principais lemas de quem defende o consumo das cervejas especiais. Não é preciso usar o volume consumido como um troféu para se vangloriar, como se dez garrafas de cerveja fosse algo mais elogiável do que beber apenas uma. Cada indivíduo (adulto, pois o consumo e venda para menores de 18 anos é proibido no Brasil) precisa ter conhecimento de suas limitações e beber com moderação, sem colocar a vida de outras pessoas em risco (nada de dirigir alcoolizado, galera!).

Confira o rótulo finalizado:

Nossa intenção nesse mundo cervejeiro é oferecer opções e aprender cada vez mais. Aquela Skol ou Kaiser ainda tem serventia e momento ideal. Seria muita babaquice impor o fim do consumo de algo tão enraizado na cultura brasileira (e mundial).

Pode parecer esquisito vir aqui divulgar um produto que não pode ser comercializado, afinal, a CosmoBeer foi criada para atender como um agrado a parceiros e pessoas relacionadas ao projeto CosmoNerd. Mas se você está conosco nessa caminhada (e quiser experimentar) pode ter certeza que daremos um jeito em algum momento. Me segue lá no Instagram (@edipo.pereira) que combinamos certinho. Além disso, muitas novidades serão reveladas no próximo ano, e algumas delas (senão as melhores) envolvendo bebidas.

Um brinde aos que apreciam uma boa cerveja, e um excelente 2019 a todos 🙂