E aí, ruma de nerds! A convite da Onix Press e da Cervejaria Votus, fomos conferir o lançamento da 017, uma Imperial Stout com café que combina muito bem com essa época do ano

O frio chegou em boa parte do país, e é nesta época que nosso comportamento – tipicamente tropical – se altera em alguns aspectos, afim de nos adaptarmos para algum tempo de blusas com manga compridas e bebidas quentes. No entanto, essa quentura não precisa ser exclusiva da temperatura.

Sobre o estilo: o nome Imperial Stout se deve ao fato do estilo ser originalmente produzido na Inglaterra para abastecer os países colonizados pelo Império Britânico. Foi um dos estilos preferidos do czar russo, por isso ela também é chamada também de Russian Imperial Stout (RIS)

Bebidas com algumas características como corpo alto, graduação alcoólica elevada e complexidade no sabor, para remeter a alguns combatentes do frio – como café e chocolate – são de uso bastante proveitoso para as cervejarias que possuem a intenção de atender o público de uma forma certeira. E é isso que a Cervejaria Votus faz ao lançar seu rótulo 017, uma Imperial Stout com café.

A convite da Onix Press e da Votus, o CosmoNerd pôde conferir o lançamento da 017 no último dia 26 de julho, no Violeta Bar e Restaurante Lorena.

A maior virtude dessa cerveja é seu equilíbrio. A graduação alcoólica é a maior beneficiada, já que, apesar de muito alta (como manda o estilo), o etílico não agride o paladar, muito pelo contrário! Isso pode ser um perigo para quem não apreciar com moderação, então cuidado com os 11,5% de álcool presente nesta receita, mesmo que não acuse na língua.

Isso se estende até mesmo aos traços mais diferenciados no sabor. O café utilizado na receita é do sul de Minas Gerais, do tipo bourbon-amarelo. Sua adição ocorre na filtragem (lautering), etapa que antecede a fervura durante a fabricação (informação do próprio Itamar Ogeda, idealizador da 017). Isso permite que nem mesmo o café se atreva a propor uma experiência desproporcionalmente extrema ao consumidor, onde o artesanal do bourbon-amarelo forma algo único no sabor junto com o que já é esperado dos maltes: caramelo, biscoito e tostado.

No copo, a 017 consegue boa retenção de espuma. Algo elogiável, uma vez que, geralmente, bebidas mais alcoólicas não se saem muito bem neste quesito. Confira algumas imagens do evento na galeria:

Harmonização

Por estar muito bem encaixada no estilo, a 017 da Votus harmoniza tranquilamente com a gastronomia que é rotineiramente indicada: chocolates (meio amargo, no mínimo), brownies, pizzas doces e algumas tortas doces como limão, banana e maçã.

Copo

Ficha técnica:

Nome da Cerveja: Votus 017 – Imperial Coffee Stout

Teor Alcoólico: 11,5 %

Site: https://www.cervejavotus.com.br/

Instagram: https://www.instagram.com/cervejariavotus/

Facebook: https://www.facebook.com/CervejariaVotus/

Comentários