Nesses lindos meses de Coluna Cosplay nós já falamos sobre um monte de coisas, não é verdade? Inspiração, maquiagem, DIY, San Diego… até cosplay infantil já mostramos! Então eu me dei conta de que eu nunca contei pra vocês a parte mais legal desse vasto universo chamado cosplay: a história!

Isso mesmo! Hoje vamos conhecer como nasceu o cosplay, seu significado, quem foram os primeiros cosplayers… Preparado? Vamos lá!

Significado do termo

O termo Cosplay – proveniente do japonês Kosupure – é uma abreviação de costume roleplay. A tradução literal para o português para o português seria fantasiar-se ou disfarçar-se de um personagem.

Origem

O primeiro cosplay aconteceu no dia 2 de julho de 1939 durante 1º World Science Fiction Convention (Primeira Convenção Mundial de Ficção Científica). Os americanos Forrest J. Ackerman e Myrtle R. Douglas (à direita na foto) decidiram então ir ao evento caracterizados com roupas que remetiam ao filme Things To Come.

O sucesso da dupla foi tamanho que no ano seguinte dezenas de fãs foram à convenção em trajes de ficção científica. A partir de então as fantasias passaram a ser quase que obrigatórias nesses eventos. No entanto essas fantasias ainda não chegavam a ser cosplays, pois suas características ainda estavam bem longe das originais de seus personagens.

Em 1950 passaram-se a ter os concursos de fantasias, que seria o percursor dos nossos atuais concursos de cosplays. Mas foi só em 1979 que surgiu de fato o primeiro cosplay. Karen Schnaubelt apresentou-se na convenção desse ano usando o traje do personagem de anime Captain Harlock (à esquerda na foto).

No ano seguinte, ela voltou à convenção, desta vez fazendo cosplay do anime Star Blazers juntamente com seus amigos. Karen foi sem dúvidas uma das grandes pioneiras na área do cosplay, no entanto essa prática só veio a tomar o nome como conhecemos hoje no ano de 1983 quando o repórter japonês Nov Takahashi foi incumbido de fazer a cobertura do evento. Sem palavras para descrever o que via, ele criou o termo “cosplay” numa tentativa de explicar o que acontecia.

Entretanto não é possível determinar precisamente quando e como surgiu o cosplay no Japão, uma vez que não há registros. Sabemos que foi um japonês a criar o termo, no entanto ainda não se pode dizer se a prática já existia por lá nessa época ou se foi levada por Takahashi.

Publicidade
Loading...

Comentários