Olá, meus queridos amantes do Mundo Cosplay! Nossa coluna ficou ainda mais bonita, não é mesmo? E para aproveitar essa nova vibe, que tal debatermos sobre um tema super importante que vem sendo negligenciado pelos nossos amiguinhos do universo Cosplay?

Pois é, pessoal, lembram que lá no primeiro post do ano da coluna eu falei que 2018 seria um ano para quebrar paradigmas? Então nada mais do que justo trazer hoje para a mesa – ou melhor para a web – o maior paradigma do mundo cosplay/nerd/otaku, o machismo.

Todos nós sabemos que o machismo existe em diversas esferas da nossa sociedade e infelizmente no meio cosplay não é diferente. Na verdade, acaba sendo até pior que em muitas outras áreas. Essa conduta é tão nociva que já fez diversas garotas pararem de fazer cosplays em eventos. E, gente, isso é tão horrível que eu mal consigo descrever! E foi por escutar vários depoimentos a respeito disso que eu não consegui ficar quieta e decidi tornar esse o tema da matéria de hoje. Porque sim, se calar diante do machismo é ser conivente com ele, ou seja, também é ser machista!

Para começar, quero trazer uma lista resumida – infelizmente não há como trazer tudo – das atitudes machistas dentro do universo cosplay. Então, você meu caro leitor, caso se identifique com alguma dessas atitudes, saiba que ainda há tempo de mudar. Sim, eu compreendo que muitas vezes os homens acabam sendo machistas sem perceber por conta da nossa cultura, mas hoje você tem uma oportunidade de mudar isso!

“Cosplay feminino tem que ser sexy!”

Essa é uma das frases mais comuns entre os pseudo-admiradores de cosplay. Amigo, cosplay não tem obrigação de ser nada. E a cosplayer não tem obrigação de satisfazer os seus fetiches pessoais. Se ela usa um cosplay sexy é para agradar a ela e não à você. E se em outro dia ela não estiver afim de usar um cosplay sexy, ela pode porque ela é dona do corpo dela e ela faz o que quiser com ele! Homens entendam que cosplay não é vestir uma roupa qualquer, é incorporar um personagem independentemente de como ele/ela se vista!

“Se está de cosplay sexy tá pedindo pra ser assediada!”

Para que fique mais do que claro, cristalino, a cosplayer escolhe o personagem para agradar apenas à ela mesma! As cosplayers que utilizam cosplay sexy só pedem uma coisa, respeito! Respeite o corpo dela e respeite o trabalho dela porque sim, cosplay também é um trabalho e extremamente árduo!

“Se for pra usar cosplay sexy tem que estar em forma!”

Sabe o que é preciso pra usar um cosplay seja ele qual for? Vontade! O padrão de “corpo em forma” existe apenas na sua cabeça machista. Se não te agrada ver uma gorda com um cosplay da Jade, por exemplo, olhe para outro lado, mas entenda que você não é o centro do universo e que o seu gosto não é parâmetro para medir nada!

“Que decote dessa cosplayer! vou fazer uma foto focando bem os peitos dela!”

O machismo não é exclusividade apenas dos cosplayers masculinos e dos frequentadores dos eventos de cosplays, também existe e muito entre os fotógrafos desses eventos. Afinal que cosplayer da Poderosa ou da Hera Venenosa nunca teve o desprazer de ver sua foto de divulgação se resumir apenas ao seu decote ou a sua bunda? Sim, queridos fotógrafos, olha só a novidade: a sua conduta também é machista! Nós cosplayers dedicamos preciosas horas do nosso tempo extremamente corrido para desenvolvermos nossos cosplays. Muitas vezes deixamos até de dormir para finalizar um cosplay a tempo de determinado evento. Imagina a nossa reação ao ver nossas fotos oficiais nos exibindo apenas como produtos sexuais e negligenciando totalmente todo o nosso trabalho? Coloque-se por um momento em nosso lugar, pense numa foto espetacular que você fez e que quando o cliente publicou basicamente cortou-a pela metade e ainda encheu de filtros horrorosos… Triste, não? Pois é exatamente o que sentimos quando vocês esquecem o nosso cosplay como um todo para focar em apenas um “atributo” nosso. Para ajudar nisso vou te deixar um conselho de cosplayer, fotógrafa e mulher, ao fotografar uma cosplayer enquadre-a de corpo todo e sempre de frente assim você conseguirá obter uma boa foto, valorizando assim tanto o seu trabalho quanto o dela.

Espero que essa matéria tenha ajudado à vocês homens a refletirem um pouco mais sobre como é simples tornar a convivência com as mulheres mais agradável. E quanto às garotas, espero ter ajudado vocês a identificarem as situações em que vocês são vítimas de machismo, pois quanto mais tomarmos consciência do que é o machismo, melhor poderemos lutar contra ele!

Comentários