No Mundo Cosplay dessa semana, vamos tratar de um dos processos mais importantes na concepção de um personagem: a maquiagem!

Olá, meus amores! Tudo bom? Quem aí já preparou seu cosplay com todo cuidado e travou bem no dia do evento na hora de fazer a maquiagem? Pois é, a maquiagem é uma das partes do cosplay que aterroriza diversos cosplayers! E para acabar com esse terror todo eu separei para vocês algumas dicas super bacanas sobre o assunto.

Agarre os pincéis e as paletas porque já vamos começar!

Entendendo sobre maquiagem

Antes de tudo, o cosplayer precisa entender que maquiagem de cosplay não difere em nada das maquiagens usadas no dia a dia. Maquiagem é maquiagem! Compreendendo isso, o primeiro passo a ser dado é aprender sobre esse universo. A principal dica que eu dou é assistir tutoriais de maquiagem no Youtube. Assim você aprenderá sobre os produtos, o que são e para quê servem, além da maneira certa para se trabalhar com cada um deles.

Um canal que eu particularmente recomendo é o da Tetê Clementino. Ela ensina tudo que é preciso saber de uma maneira bem simples e divertida!

Escolhendo os produtos

Depois de ter aprendido sobre os produtos nos vídeos das maquiadoras, chega a hora de escolher os seus produtos. Em vários canais você encontrará dicas de produtos importados caríssimos e super difíceis de encontrar especialmente para quem mora em cidade pequena como eu. A boa notícia é que você não precisará deles. Caso você realmente se apaixone por maquiagem e queira investir, tudo bem, mas se você, assim como eu, não dispõe de um orçamento que possa pagar R$ 150,00 numa base não tem problema também.

A primeira coisa que você tem que ter em mente ao comprar produtos de maquiagem é que os personagens cosplayados sempre tem aquela “pele perfeita”. Por isso, sempre dê preferência aos produtos de alta cobertura. As bases e corretivos HD tendem a cobrir as imperfeições com facilidade, dando aquele aspecto de pele de porcelana. Uma excelente opção em custo-benefício são os produtos da Tracta e da Vult. A base dessas marcas custam em média R$ 35,00 e é recomendada por vários profissionais da área.

Aprendendo as técnicas

Com a necessaire de maquiagem completa, chega a hora de aprender as técnicas! E a principal delas que você não pode ignorar de forma alguma é o contorno. A técnica de contorno permite que você consiga modificar o formato do seu rosto se aproximando mais das feições faciais do personagem escolhido. Algumas caracterizações dependem diretamente dessa técnica como o cosplay da Malévola. Com uma paleta de contorno é possível criar o efeito das maçãs sobressaltadas dela.

Enfim, a prática

Agora que você já estudou sobre maquiagem, já montou o seu kit e já aprendeu as técnicas, chega a hora de colocá-las em prática!

Sempre teste a maquiagem do seu cosplay dias antes do evento, pois deixando para fazer apenas na hora a ansiedade pode te levar a errar e isso pode acabar te atrasando. Com calma, teste algumas possibilidades. Faça diferentes maquiagens com diferentes técnicas e veja a que melhor se adapta ao seu cosplay. É importante também que antes de mais nada você observe o seu personagem, analise como poderia ser feita a maquiagem dele(a), se possível até anote essas observações.

Para personagens de anime existem alguns macetes especialmente para a área dos olhos que podem facilmente ser feitos com lápis preto – ou delineador líquido se você quiser maior duração e tiver mais experiência com maquiagem – e lápis branco. Nesse tipo de maquiagem você nunca deve esquecer de duas coisas: – lápis branco passado na linha d’água aumenta os olhos; – lápis preto na linha d’água diminui os olhos. Tendo isso em mente você poderá criar qualquer formato de olho de anime.

Comentários