Essa semana, vamos começar a série Confecção Mundo Cosplay, começando pela Mulher-Maravilha dos cinemas!

Olá, meus cosplayers favoritos! Tudo bem? Quem acompanha a nossa coluna sabe que eu sempre trago dicas de cosplays legais tanto para iniciantes como para a galera mais experiente. Porém vocês também sabem que, apesar de eu dar várias dicas para confeccção de cosplays, eu nunca ensinei de fato a confeccionar um cosplay específico. Mas agora isso está prestes a mudar!

A partir de hoje eu vou iniciar uma série chamada “Confecção Mundo Cosplay“, onde uma vez por mês um post aqui da coluna será dedicado a ensinar a confecção de um cosplay específico. E vocês obviamente poderão participar, enviando sugestões de cosplays para mim através dos comentários nos posts ou das nossas redes sociais. Gostaram da ideia? 😀

E para abrir os trabalhos de hoje, eu escolhi um cosplay que vem fazendo a cabeça de muito cosplayer desde 2016, o da Mulher Maravilha da Gal Gadot!

Escolhendo o material

Existem várias opções de material para confeccionar o tão famoso traje de Diana, algumas mais caras e outras mais econômicas. Citarei as que eu já conheço com seus pontos positivos e negativos.

EVA – barato e fácil de encontrar. Você pode confeccionar toda a roupa com ele, desde a tiara e os braceletes até a saia e o sapato. Porém requer uma certa precisão nos cortes dos moldes e na colagem das peças. Não é um material que torne possível fazer a roupa em uma semana, por exemplo. Entre recortes, colagens e secagens, toma-se um bom tempo. Em contrapartida é o material com melhor acabamento dentre os nacionais. A depender da maneira que se faça, é possível criar a aparência de armadura idêntica à do filme.

Couro sintético – de custo mais elevado que o EVA. Em alguns lugares pode ser mais difícil de encontrar do que em outros. Material perfeito para a confecção da saia, entretanto é possível fazer todo o traje nele. A vantagem é que pode ser confeccionado por uma costureira. A desvantagem é que o acabamento não é tão bom quanto o do EVA. Os cosplays completos vendidos em sites chineses são confeccionados nesse material. Se você tiver dúvidas em relação à esse acabamento, pode procurar pelo traje em qualquer site chinês e conferir as fotos fornecidas.

Vinil – também pode ser confeccionado por costureira, no entanto o custo do tecido é elevadíssimo. O acabamento torna-se ainda inferior ao do couro sintético. Também é um dos materiais utilizados nos cosplays chineses.

Worbla – material importado caríssimo e difícil de encontrar no Brasil. Porém se você for viajar para a Europa ou conhecer alguém que esteja indo para lá, vale a pena trazer. Lá fora o custo é bem baixo e o acabamento é perfeito. Extremamente superior até ao EVA, cria a sensação de metal com impressionante realismo. A única desvantagem pode ser a utilização dele, uma vez que não é comum no Brasil, não temos muitos tutoriais dele em português. Mas se seu inglês anda bem, você encontrará diversos vídeos de cosmakers gringos ensinando a usar o worbla.

Tirando os moldes

Essa certamente é a parte mais difícil da confecção de qualquer cosplay de armadura. E você precisará de ajuda, pois é impossível tirar o molde só, pois corre o risco de não ficar ajustado e assim sua armadura poderá cair no meio do evento. O molde que irei sugerir é para confecção do traje em EVA.

Você precisará de papel filme e fita tape. Com a ajuda de outra pessoa, você envolverá o seu tórax com o papel filme. Peça que a pessoa tenha atenção para que fique bem ajustado. Vale lembrar também que o ideal é tirar o molde sem roupa. No caso das meninas, só de sutiã de bojo. O bojo ajuda a fazer o molde dos seios.

Com o corpo envolto no plástico filme é a hora de passar a fita tape por toda essa região coberta. Após fazer isso, com um piloto desenhe o decote das costas e da frente da armadura, marque o bojo dos seios e as laterais do tórax. Marcações feitas, recorte cuidadosamente o molde em uma das marcações laterais. Fora do corpo, recorte os bojos e abra-os com um pequeno corte para que fiquem em formato chapado, prontos para serem passados para o EVA.

Para a saia, tire as medidas dos quadris e da cintura com uma fita métrica. Para os acessórios, tire as medidas dos seus braços para os braceletes e da circunferência da sua cabeça para a tiara. Já para as botas, tire as medidas da circunferência das suas coxas e canelas e do comprimento da sua perna. Anote as medidas e guarde-as.

Neste vídeo do excelente canal Dicas de Cosmaker, é possível visualizar todo o procedimento que expliquei. Ele também ensina a confecção completa da armadura, porém alguns pontos são um pouco mais complexos do que o que irei repassar para vocês neste post. Mas vale a pena conferir para aprender algumas técnicas que servirão não apenas para este cosplay como para vários outros.

Confeccionando a armadura

Após tirar os moldes e passá-los para o EVA, você precisará cortá-los e montá-los. Muita gente faz uso da cola quente para colar as peças. Eu não sugiro devido ao fato dela soltar com muita facilidade. É preciso lembrar que acima de tudo trata-se de uma roupa e por isso requer firmeza. Para isso, recomendo o uso de cola de contato ou de cola artesanal ou ainda de cola tipo super bonder.

Após a armadura montada, chega a hora de pintar. Existem várias técnicas de pintura em EVA bem bacanas que atingem aquele tom de metal envelhecido do traje da Gal Gadot. A minha favorita é a da Dan Pugno. Ela usa uma misturinha de tintas para tecido vermelha + preta + prata e faz o acabamento envelhecido com uma mistura de tinta preta com água.

No tutorial dela da armadura da Mulher Maravilha é possível visualizar essas técnicas de pintura. Além disso, ela também ensina a tirar molde de uma maneira um pouco diferente do Dicas de Cosmaker. Ela também ensina a confeccionar todos os acessórios da Mulher Maravilha (tiara, braceletes, espada, escudo, suspensório e laço da verdade). E na legenda do vídeo, a Dan disponibiliza os moldes da armadura em formato A4. Vale muito a pena conferir o canal dela!

Confeccionando a saia

Você pode confeccionar a saia tanto em EVA quanto em courino. Em EVA é mais barato, porém mais trabalhoso. Mas para simplificar, deixarei dois vídeos, um do Dicas de Cosmaker e outro da Dan Pugno onde ele ensina a confeccionar a saia em courino e ela em EVA.

Para ambos os modelos você irá precisar daquelas medidas que tirou lá na fase dos moldes. Lembre-se sempre de adaptar os moldes fornecidos pelos canais para as suas medidas. Outra dica é utilizar um short de lycra de base. Tanto em EVA quanto em courino, você pode colar os moldes sobre o short. Além de ficar mais confortável, se tornará bem mais fácil o processo de confecção.

Botas

Assim como na saia, aqui você precisará das medidas que tirou na fase dos moldes para adaptar as botas para o seu tamanho. Tanto o Dicas de Cosmaker quanto a Dan Pugno ensinam a fazer as botas de EVA, porém eu prefiro o método da Dan.

Segundo o método dela, além do EVA, para confeccionar as botas você precisará de uma sapatilha. Pode ser rasteira ou com salto, o importante é que seja fechada na ponta e no calcanhar. Também é possível adaptar para fazer com tênis. Só não é aconselhável utilizar sandália aberta. Vale lembrar que esse sapato deve ser dispensável, pois ao término da confecção ele será utilizado apenas para esse fim.

Você também precisará de velcro para unir o cano da bota ao sapato. E é nesse ponto que gosto mais do estilo da Dan Pugno, pois com o velcro se torna muito mais simples colocar e tirar o calçado.

Acessórios

Para a confecção dos acessórios também será necessário fazer uso das medidas tiradas na primeira fase. Também nos acessórios eu prefiro o método da Dan Pugno, especialmente pela tiara devido à precisão nos detalhes dos moldes dela. Já os braceletes são interessantes tanto do método dela quanto do Dicas de Cosmaker. O dela é mais simples, porém os detalhes dele são bem bacanas.

Indicarei os dois vídeos, pois você também poderá mesclar as duas técnicas. Por exemplo, você pode usar os moldes dos braceletes do Dicas de Cosmaker e a técnica de tingimento da Dan Pugno. No final, a decisão será sua, afinal o cosplay é seu!

Para encerrar o nosso “tutorial”, deixarei o vídeo da diva cosplayer – que inclusive deu entrevista para gente – Verônica Bochi que fez um cosplay fantástico da Mulher Maravilha no ano passado todo em EVA. No vídeo ela dá dicas bem bacanas de como confeccionou o cosplay!

Comentários