O Festival Internacional de Cinema de Animação de Annecy é considerado o mais importante do segmento.

Este ano, em sua 42ª edição, a história de Annecy e do Brasil se cruzam mais uma vez. Isso porque o evento vai homenagear a animação brasileira, que em 2017 completou 100 anos. O festival acontece entre os dias 11 e 16 de junho, em Annecy, na França.

Recentemente, o site oficial do festival lembrou dos últimos vencedores brasileiros nas edições de 2013 e 2014 citando “O Menino e o Mundo” de Alê Abreu e “Uma História de Amor e Fúria” de Luiz Bolognesi. Na programação desse ano, estão previstas diversas exibições de filmes de animação marcantes para a nossa história. Serão mais de 20 animações brasileiras, uma exposição especial para os visitantes e ainda a presença de Alê Abreu e Lea Zagury no juri.

Haverá também a exibição do longa “Luz, anima, ação” de Eduardo Calvet. O documentário remonta a história da animação brasileira com depoimentos de diversos animadores, desde a animação na publicidade passando pela tv e pelo cinema. O primeiro filme da animação brasileira, “Kaiser” do cartunista Álvaro Martins (Seth), foi perdido. Só nos restou um frame. E a partir dele, oito animadores brasileiros remontaram o filme em uma grande criação coletiva que também faz parte do filme de Calvet.

“Tito e os Pássaros” representa o Brasil na mostra competitiva de longas em Annecy.

Além dessa programação especial, nas mostras competitivas de 2018 temos grandes representantes. Na mostra competitiva de longas, o filme “Tito e os Passáros” de Gustavo Steinberg, André Catoto e Gabriel Bitar é um grande concorrente, uma verdadeira obra de arte. Na mostra de curtas, o filme “Guaxuma” de Nara Normande estará representando o Brasil. Essas indicações mostram a constante produção nacional com padrão internacional.

“Guaxuma” de Nara Normande

E apesar dos olhares brasileiros estarem voltados mais para o futebol em junho, eu aconselho que dediquemos nossa atenção a esse time de artistas que brilham lá fora, fazendo gols mais bonitos e colocando a animação nacional em grandes patamares. Eu estarei acompanhando tudo de perto! Brésil en Annecy!

Mais informações no site oficial do evento: www.annecy.org

Comentários