Nesse Dia do Combate à Homofobia, gostaria de colocar essa opinião para reclamar de algo que vejo muito no mundo nerd. Mas primeiramente, gostaria de pedir desculpas se vou falar alguma merda e também por tomar o lugar de voz de uma minoria que não pertenço, mas vamos ao texto.

Vocês já devem ter visto isso antes. Sai uma notícia dizendo que agora um personagem de HQs ou jogos agora é gay e todos os nerdzinhos vão à loucura. “Ah, agora todo mundo é gay!” “Não mexam nos meus personagens!” “Agora é tudo panfletagem LGBT!” “Porque não criam novos personagens gays?”

Os nerds mais conversadores ficam putos quando o seu personagem favorito ou clássico agora é gay ou bi. Mas vamos pegar alguns desses comentários e analisá-los.

“Ah, todo mundo agora é gay!”

Resultado de imagem para batwoman lesbian

Eu não sei se vocês já passaram por essa experiência, mas muitas pessoas conhecem um amigo de infância que, em algum momento, ele se revela gay para todos. É algo difícil de absorver de início porque nem todo mundo gosta de mudanças. Mas você já se perguntou porque essas pessoas não falaram antes? Seria muito bom se todos pudessem revelar sua sexualidade sem ser julgadas por isso, para nós héteros é muito fácil sair por aí dizendo que gostamos do sexo oposto, mas os gays não tem essa liberdade. Com o tempo, o mundo está virando um lugar mais acessível aos LGBT e estão “surgindo” mais e mais gays por aí. A verdade meus amigos, é que essas pessoas não brotam do chão, pode ter certeza que a grande maioria já era gay antes e só agora está se sentindo mais segura para revelar isso até para pessoas mais próximas. Não é que o mundo está ficando mais gay, ele está virando um local menos perigoso para quem é gay. Trazendo isso para as hqs, é muito comum então que um personagem que antes se passava por hétero se revelar gay ou bi. Os quadrinhos são um espelho do mundo real, então aqueles personagens agora se sentem seguros para revelar sua verdadeira sexualidade.

“Não mexam com meus personagens!”

Resultado de imagem para iceman gay

Para começo de conversa eles não são seus. Você não escreveu ele. Você não tem os direitos. Sabe quem define a personalidade daquele seu herói favorito? A empresa que manda nele, os roteiristas, os acionistas. Se essas pessoas decidem que um personagem agora é daquela forma, então é canônico. Você pode até não gostar mas é a realidade. Eu entendo que uma mudança muito drástica sem uma boa construção narrativa por cima pode soar forçado e mal feito, mas os fãs de quadrinhos já suportaram mudanças mais drásticas em seus personagens do que referente à sexualidade. Muitas vezes essa reclamação de mexer com seu personagem é uma máscara para uma homofobia que existe ali. Da mesma forma que você vai respeitar um amigo que se revelou gay, por que não respeitar aquele personagem? Com certeza seu amigo gay vai ficar feliz em saber que existe mais representatividade para ele. Se você não tem um amigo gay, imagine isso acontecendo com seu melhor amigo.

“Agora é tudo panfletagem LGBT!”

Resultado de imagem para apolo midnight

Os tempos mudam. Paradigmas são quebrados e gosto de imaginar que estamos evoluindo. É óbvio que as empresas se apoderam dessas mudanças para lucrar mais, com certeza existem engravatados que querem tornar um personagem gay só para ficar na moda e atingir mais públicos. Mas tenha em mente que vai muito além disso, é importante que exista essa empatia com personagens gays para que o leitor possa pegar aquilo e trazer para sua realidade, as boas obras de ficção fazem isso. Sabe onde mais tem panfletagem gay? Nos X-Men, um grupo de pessoas diferentes e excluídas que tem que esconder quem são para poder viver em paz. Parece com algo que você vê no dia-a-dia?

“Porque não criam novos personagens gays?”

Resultado de imagem para john constantine gay

Quantos personagens novos você vê nascendo todos os anos na Marvel e DC? Essa galera vive de revirar personagens já existentes, criando novas histórias e mudanças para eles. Qual a importância que vai ter se aparecer um novo Super Gay que ninguém se importa? Vai ser muito mais impactante e relevante que alguém já famoso no universo carregue essa bandeira. Além do mais quando surgem novos personagens gays ninguém fala neles.

Fica então essa reflexão nesse dia, sejam menos conservadores e deixem as pessoas serem felizes com sua sexualidade. Respeitem as mudanças nos personagens e não levem essas coisas tanto a sério. Afinal, lemos quadrinhos para nos divertir, escapar da realidade e trazer um pouco daqueles ensinamentos heroicos para nosso dia-a-dia.

Publicidade
Loading...

Comentários