Como começar a ler Quadrinhos? Talvez, essa seja uma das perguntas mais complexas de se fazer a alguém que lê ou que já leu alguma coisa em quadrinhos.

Geralmente as pessoas que nunca leram nada em quadrinhos de super-heróis, são guiadas pela emoção de ter visto algo durante a sua vida referente ao universo da chamada nona arte, seja isso um filme, animação ou série de TV dos seus personagens favoritos, mas sempre quando procuram algo para começar a ler, se deparam com um universo gigantesco e daí surgem as famigeradas perguntas: Por onde começar? Quais são as melhores histórias?

Lembrando que estas dicas são fruto de pura experiência minha e de outros leitores de quadrinhos amigos meus que acompanham seus heróis e sagas preferidas diariamente e criaram um certo rumo de como colecionar e desfrutar das suas histórias favoritas sem deixar passar nada, seja ela solo de herói ou sagas envolvendo todo o universo.

O hype naturalmente e o que faz alguém se interessar por um determinado assunto, seja ele quadrinhos ou não, e na procura por materiais isso não seria muito diferente, portanto o caminho mais simples seria seguir o seu próprio gosto e buscar histórias dos personagens que você mais gosta, ler o que lhe atrai mais, sejam elas histórias boas ou não e refletir sobre tudo que você leu.

Os Gêneros dos quadrinhos de super-heróis também são peça chave para o início de leitura, se há um interesse por um conteúdo de teor investigativo, Demolidor e Batman seria uma ótima aposta, se a um interesse por histórias de heroísmo, Superman e Homem-Aranha seriam um bom começo e assim por diante.

As melhores histórias ou as histórias Clássicas dos personagens, seria o segundo ponto ideal para se começar a ler quadrinhos. Vários personagens de grandes editoras como o Batman e o Homem-Aranha, tem em seu currículo 50 a 70 anos de histórias publicadas ao longo dos anos, e logicamente seria impossível ler tudo e nisso algumas histórias se destacam como por exemplo: O Cavaleiro das Trevas (Escrito e desenhada por Frank Miller) e A Morte De Gwen Stacy ( Escrita por Gerry Conway com os esboços de Gil Kane e Arte final do John Romita), portanto filtrar certas histórias  seria muito bom para começar o seu norte no mundo dos quadrinhos.

As Mega Sagas ou CrossOvers são revistas que geralmente envolvem todo o universo de uma determinada editora durante um certo período, elas são essenciais para você entender o que se passa de certa forma dentro da editora num panorama geral, então caso você esteja lendo apenas o um único personagem, seria uma ótima experiência ver o seu personagem agindo em equipe ou com outras equipes, descobrir novos personagens e de quebra entender o que se passa no universo.

Procurar histórias de super-heróis por determinados Autores também e um ótimo ponto a se seguir na hora de começar a ler e buscar boas histórias, Frank Miller (Demolidor, Batman, Sin-City ) Mark Millar (Supremos, Guerra Civil, Quarteto-Fantástico) Mark Waid (Reino Do Amanhã, Flash, Superman) e Grant Morrison (Homem-Animal, X-Men, Batman) são bons exemplos para se seguir no início da jornada para o mundo dos quadrinhos.

Comentários