Biblioteca Mário de Andrade lembra os 40 anos da morte de Clarice Lispector no musicalOUTRA HORA DA ESTRELA, exibição do filme A HORA DA ESTRELA e palestra sobre as crônicas da escritora

Com apresentações nos dias 7, 8 e 9 de dezembro, sempre às 19h, o espetáculo musical Outra Hora da Estrela encerra a programação 2017 de teatro da Biblioteca Mário de Andrade, com curadoria do crítico Alvaro Machado.

O roteiro de “Outra Hora da Estrela” é assinado pelo professor de literatura e poeta carioca Eucanaã Ferraz, que elabora recorte criterioso no corpus da obra de Lispector, agregando interpretação ao vivo do melhor do cancioneiro popular brasileiro dos últimos cinquenta anos, na voz da consagrada intérprete baiana Jussara Silveira.

O cantor e ator paulista Celso Sim é o narrador. Eles são acompanhados por trio musical formado por Lan Lanh (percussão), Muri Costa (violão) e Danilo Andrade (piano). Eucanaã Ferraz também dirige o espetáculo.

Neste 2017 completam-se, ainda, os 40 anos de publicação da clássica novela de Clarice A Hora da Estrela. Em sua programação especial, a Mário irá exibir, no dia 6 de dezembro, o filme já clássico A Hora da Estrela (1985), com direção de Suzana Amaral e interpretação inesquecível de Marcélia Cartaxo como a datilógrafa alagoana Macabéa.

No sábado 9 de dezembro, dia dos 40 anos da morte de Clarice, o pesquisador Gutemberg Medeiros apresenta a palestra “Clarice Lispector ao rés do chão: fusão de literatura e jornalismo”. Ele irá expor elementos da obra da escritora a partir dos livros “A hora da estrela”, “De corpo inteiro” e “A descoberta do mundo”, a demonstrar que Lispector desfez barreiras entre jornalismo e literatura.

Na prosa “A hora da estrela”, essa “miscigenação” de gêneros é evidente, a exemplo da reelaboração artística da realidade de emigrantes nordestinos no Rio de Janeiro. As atividades de cronista e repórter de Clarice constituíram, assim, uma espécie de laboratório para seus romances, a exemplo do que ocorreu com Fiódor Dostoiévski, entre outros escritores-jornalistas.

Serviço:
Especial Clarice Lispector

CinemaA Hora da Estrela. Direção: Suzana Amaral (1985). Com Marcélia Cartaxo
6 de dezembro, às 19h (duração: 95 min.)

MusicalOutra Hora da Estrela
Com: Jussara Silveira e Celso Sim (vozes), Danilo Andrade (piano), Muri Costa (violão) e Lan Lanh (percussão)
Direção e roteiro: Eucanaã Ferraz
dias 7, 8 e 9 de dezembro, às 19h (duração: 90 min.; sugerido a maiores de 14 anos)

Palestra: “Clarice Lispector ao rés do chão: fusão de literatura e jornalismo”
Com o professor e pesquisador Gutemberg Medeiros
9 de dezembro, às 16h (duração: 80 min., com respostas a perguntas do público)

Toda a programação é gratuita (retirar ingresso 1h antes de cada evento)
Auditório Rubens Borba de Moraes da Biblioteca Mário de Andrade (175 lugares)
Rua da Consolação, 94 – Centro, tel.: (11) 3775-0002

Comentários