Depois de 6 anos, pois foi em 2012 que vislumbramos o arquiteto de todo o mal cósmico pela primeira vez, tendo tido mais duas aparições em filmes do MCU, finalmente iremos ver em ação o Titã Louco, Thanos! Mas quem é esse personagem? Quais as suas motivações? E onde podemos encontrar as a força motriz que rege a vida desse amante da Morte?

Thanos é um personagem de quadrinhos, criado pelo estadunidense Jim Starlin, roteirista, desenhista e criador de outros personagens como Dreadstar, Drax e Adan Warlock. A primeira aparição de Thanos ocorreu na HQ do Homem de Ferro N° 55, publicada em fevereiro de 1973.

Para conhecermos mais do personagem, é necessário saber um pouco de sua origem e da origem de seu povo. Thanos é um Eterno, um povo que evoluiu diretamente de uma raça antiga de humanos, quando os enigmáticos seres conhecidos como Celestiais, fizeram experimentos e assim geraram duas raças, os desfigurados e monstruosos Deviantes e os Eternos, com feições belas e mais próximas da humanidade.

Séculos depois, um grupo de Eternos estabeleceu morada em uma das luas de Saturno, Titã. Foi neste novo lar de um povo evoluído, que nasceu Thanos, filho de A´Lars, também conhecido pelo povo de Titã por Mentor. Mas o pequeno Thanos nascerá com uma deformidade física, pois ele em nada se parecia com os membros de sua sociedade. Suas feições físicas era similares aos dos temíveis Deviantes, o que fez com que a própria mãe, tentasse mata-lo ainda bebe e o transformou em uma pária na sociedade estabelecida.

Leia Também: Vingadores: Guerra Infinita | Crítica

O jovem Titã cresce e se torna cada vez mais ganancioso, pois o mesmo busca o poder. Mas esta dadiva que ele procura, é única e exclusivamente para suprir um desejo de seu coração e conquistar o amor de uma eterna paixão, ele quer despojar espólios terríveis aos pés de sua amada, afinal, ela é a morte.

Alguns desses momentos, podem servir de inspiração para o filme dirigido pelos irmãos Russos, que está para estrear em todos os cinemas do pais. Então que tal conhecermos algumas HQs que possam ter servido de base inspiracional para Vingadores: Guerra Infinita.

A Saga de Thanos

A Editora Abril, que detinha o direito de publicação dos personagens da Marvel, fez um copilado contento várias histórias do personagem e intitulou de a Saga de Thanos, agrupando assim vários historias em uma maxissérie em 5 edições.

Nela vemos a origem do Titã, o embate com seu pai, Mentor, que pede a ajuda de Kronos para poder criar um ser que possa bater de frente com Thanos, e esse ser é alguém bastante conhecido, Drax o destruidor. Nestas historias, Thanos, ao conquistar a vitória em cima de Drax e todo o povo de Titã, resolve presentear sua amada, A Morte, com todos os seres viventes no planeta terra, para que ele consiga atingir este objetivo, ele precisa tomar pose do Cubo Cósmico, arma fundamental para que ele consiga sucesso em sua empreitada. Ali, o Capitão Marvel, Drax, Serpente da Lua e os Vingadores, são a principal defensiva para deter os planos do sanguinário déspota.

Muita dessa trama, de Thanos indo a Terra, pode ser visto no filme que se aproxima, gerando várias cenas de ação e deixando arcos em abertos para possíveis outros filmes.

Thanos em Busca de Poder

Uma história escrita por Statlin, que originalmente seria uma HQ do surfista Prateado, e não teria tanto peso, acabou tornando-se a epifania do Titã Louco em como conquistar de forma mais rápida e definitiva o maior anseio de seu coração. A busca e a conquista pelas joias do poder começa aqui, e culminará em muitas outras sagas.

A trilogia do infinito

É inevitável não pensar na trilogia galáctica mais famosa da Casa das ideias, quando vemos o título do novo filme da Marvel.  Saga essa que foi dividida em três partes:

Desafio do infinito

 

Uma HQ cheia de questões filosóficas, onde Thanos jura amor eterno e promete a sua amada, A Morte, coletar todas as joias do infinito para orquestrar o mais funesto dos planos, dizimar metade da população universal, apara agradar a amada.

Acredito que o plot do filme, irá se guiar bastante a primeira série, roteirizada por Jim Starlin e com os desenhos de George Perez e Ron Lim, um épico cheio de momentos de grande importância, amor e morte.

Guerra Infinita

Podemos ver alguns dos trechos que serão aproveitados no fim de Vingadores – Guerra Infinita, que devem linkar na segunda série da trilogia do infinito. Quem sabe com a introdução do personagem Adam Warlock, que apenas pequenas pistas sobre a existência dele foram deixadas nos filmes.

Nesta segunda parte, Adam toma pra a Manopla do infinito e para que não se torne um novo louco e obcecado por poder, ele expurgar de si seu lado bom e o cruel. Mas o plano acaba criando mais problemas que soluções, pois duas novas entidades são criada no processo, A Deusa, o lado bom de Adam, e Magus, sua contraparte cruel e maquiavélica.

Quem sabe veremos alguns trecho, para que a Marvel tenha pano de costura para trabalhar em suas próximas obras, um futuro para movimentar o universo Marvel nos cinemas.

Cruzada Infinita

Após a morte de Magus, restou apenas a contraparte boa de Adam, A Deusa, que resolve atacar os heróis que lutaram contra ela, mas de uma maneira diferente. Ela recruta só personagens que possuam fé nos ideais da Deusa, para eliminar tudo aquilo que ela credita ser mal e ruim.

Esse fechamento da trilogia, já acho mais complicado termos trechos já neste filme, mas quem sabe, a Marvel precisa deixar ganchos narrativos para suas próximas aventuras cinematográficas.

Outras HQs podem servir de material para construção de narrativa para o Titã louco, seguem algumas delas:

A Ascenção de Thanos

Com os roteiros de Jason Aaron (Escalpo, Thor, Justiceiro Max) e a as artes de Simone Bianchi (Wolverine, X-men) e Riccardo Pieruccini, a HQ mostra bastante da juventude de Thanos, sua relação com seu pai e um pouco com seu irmão Eros, e a descoberta de seu amor louco. A construção de quem será o Titã louco e suas escolhas terríveis, são apresentadas na HQ, culminando com um momento terrível do personagem. Roteiros competentes de Aaron, podem servir para mostrar para o telespectador, quem é Thanos, suas escolhas e do que ele é capaz.

Abismo Infinito

Publicada em 2002, não acredito que será usado algum mote de sua história nos cinemas, mas é bem bacana conhecer mais dos personagens cósmicos da Marvel.

Essa no entanto, possui alguns personagens que estarão no filme dos vingadores, como o caso de Thanos, Homem-Aranha (que não deveria estar lá, mas é famoso, fazer o que), Dr. Estranho, Adam Warlock, Gamorra, Capitão Marvel (Genis Vell), Serpente da Lua, e um personagem que pode dar as caras no filme, Pip o Troll. Em uma história que dá continuidade a trilogia do Infinito e tenta mostrar o Titã, como alguém que busca redenção.

Infinito

Escrita por Jonathan Hickman, e trazendo duas tramas ocorrendo simultaneamente, temos Thanos em busca por seu filho, que está em uma missão muito similar ao da pai, envolvendo morte e conquista. E a outra, temos os seres conhecidos como Os Construtores, uma raça antiga que está destruindo vários planetas em um processo de higienizar o universo e criar um novo status quo, e eles estão indo direto para a Terra, mesmo local que o filho do Titã louco está indo.

Essa com certeza, pode ser vir de inspiração para filmes futuros do universo Marvel, mas será que veremos algum vislumbre dos filhos de Thanos ainda neste filme?

Nova trilogia de Thanos por Jim Starlin:

Recentemente tivemos uma nova trilogia roteirizada e em alguns momentos contendo as ilustrações do criador de Thanos, Jim Starlin.

Thanos: Revelação Infinita

Thanos : Relatividade Infinita

Thanos: Final Infinito

Em uma narrativa que aborda um Thanos já bastante estabelecido no universo Marvel, ou seja, para ser usada nos plots cinematográficos, seria necessário uma estrada pavimentada do personagem. Vemos um Thanos em busca de quem ele é. Herói ou vilão? Seria uma excelente forma de expandir o personagem e brincar com conceitos dúbios em películas futuras.

Bom, essa foi uma pequena lista de materiais do mundo da 9° arte que pode ser utilizado pela 7° e consolidar muito o universo cósmico da Marvel nos cinemas, mas torço que quando o Thanos chegar ao nosso planeta, que ele utilize um veículo tão estilo, como em sua versão quadrinistas, e que tenha seu nome escrito nele:

E que ele seja finalizado de forma épica e definitiva, como aconteceu nos quadrinhos também:

Piadas a parte, vamos todos ao cinema e finalmente o que Thanos, vestindo sua regata de praia, irá fazer contra os maiores heróis da terra.

Acompanhem o especial Vingadores: Guerra Infinita, nos nossos parceiros do O Povo Online.

Vingadores: Guerra Infinita, estreia nos cinemas no dia 26 de abril de 2018.

Comentários