O mais clássicos dos super heróis completou 80 anos em 2018, então preparamos um Guia de Leitura especial para quem quiser começar a ler ou até mesmo relembrar algumas das melhores histórias do personagem da DC Comics

Em comemoração aos 80 anos do Superman, essa semana trazemos uma lista das melhores histórias deste grande personagem que deu origem ao legado do heroísmo nas histórias em quadrinhos!

1O Homem de Aço

Após o grande evento da Crise nas Infinitas Terras, a editora DC Comics precisava recontar as histórias de origem dos seus principais personagens para uma nova geração de leitores, e para isso, escolheram os melhores na época para tal tarefa, Frank Miller com o Batman Ano Um, George Péres com a longa fase da Mulher Maravilha e John Byrne com O Homem de Aço.

A nova origem do Superman por John Byrne, trouxe ao nosso herói reformulações grandes comparadas ao período dele pre-crise, trabalhando mais a persona Clark Kent como sua verdadeira personalidade e Superman como seu alter ego. Os seus poderes foram drasticamente diminuídos, antes ele era praticamente um deus, podendo apagar tatuagens com a velocidade das mãos, carregar planetas com correntes e voltar no tempo girando a terra ao contrário. Em O Homem De Aço, Lex Luthor também teve sua reformulação, deixando de ser um clichê de cientista louco, para o homem mais rico do mundo com várias influências políticas e econômicas.

A minissérie The Man Of Steel #1-6 pode ser encontrada no volume 08 O Homem de Aço da coleção de graphic novels da editora Eaglemoss

2O Legado das Estrelas

Com o sucesso da série de TV Smallville, que apresentava as histórias do jovem Clark Kent, A DC Comics acreditava que a sua origem deveria ser recontada nos quadrinhos, trazer uma nova roupagem para o personagem e deixar a sua origem mais próxima da geração dos leitores que acompanhavam a série. Mark Waid e Leinil Francis Yu tiveram a difícil tarefa de trazer novos conceitos para o personagem e recontar alguns que já foram trabalhados por Byrne em O Homem de Aço. O Legado das Estrelas e sem dúvida uma das melhores origens do Superman, por formular vários conceitos para a característica do personagem Clark Kent, antes de se tornar Superman.

A minissérie Superman: Birthright #1-12 pode ser encontrada nos volumes 57 e 58 O Legado das Estrelas pt1 e pt2 da coleção de graphic novels da editora Eaglemoss e na minissérie em 6 partes Superman: O Legado das estrelas pela editora Panini Comics. 

3Origem Secreta

Alguns anos depois de O Legado das Estrelas, a DC resolve mais uma vez contar a origem do Superman, desta vez pelas mãos de Geoff Jhons com os desenhos de Gary Frank que decidiu retratar Clark Kent/Superman com o rosto do ator Christopher Reeve. A história aborda algumas relações de Clark Kent com Lex Luthor na infância, o primeiro relacionamento de Clark Kent com Lana Lang, mostrando também o futuro do Superman com a Legião dos Super-heróis e os seus primeiros dias combatendo Metallo e o Parasita.

A minissérie Superman: Secret Origin #1-6 pode ser encontrada em Superman: Origem Secreta pela editora Panini Comics.

4As Quatro Estações

Escrita por Jeph Loeb e Bruce Timm, Superman: As Quatros Estações é mais uma história de origem, porém com uma abordagem mais sutil e focando a história realmente nas estações do ano. A cada estação do ano, a história conta com narrador diferente, mostrando a trajetória de Clark Kent ainda em Smallville até se tornar o Superman. Na Primavera, o narrador é Jonathan Kent, e mostra como o jovem Clark Kent descobre os seus poderes e qual é a importância deles para com o herói que ele viria a se tornar. No Verão, a narradora é Lois Lane, que analisa a chegada de Superman na cidade de Metrópoles. No Outono, Lex Luthor mostra como ele vê o Superman e sua grandeza, e no Inverno, vemos os pensamentos de Lana Lang a respeito da grande responsabilidade que Superman escolheu para proteger a humanidade. Uma história muito bonita e com ótimos desenhos, que retrata os medos que o homem de aço vive todos os dias.

A minissérie Superman for all seasons #1-4 pode ser encontrada em Superman: As Quatro Estações pela editora Panini Comics.

5O que aconteceu ao Homem de Aço?

Escrita por Alan Moore, O que aconteceu ao Homem de Aço? é uma das histórias mais icônicas do personagem e talvez a mais famosa, por trazer a ótica de ser a última do Superman como super-herói e também por resultar a famosa piscadinha das histórias em quadrinhos. A história serve muito para dar um real fim ao Superman pré-crise, contando com várias cenas memoráveis do personagem, Lois Lane contando como conheceu e como se apaixonou por Clark Kent/Superman, e o Superman chorando ao saber da notícia que estava para morrer e que tinha que dar um fim a todos os supervilões.

A minissérie Whatever Happened to the man of tomorrow? Superman n°423 e Action Comics 583 podem ser encontradas em O que aconteceu ao Homem de Aço? da editora Panini Comics.

6Para o homem que tem tudo

Também escrita por Alan Moore, essa é uma das melhores histórias do personagem que acabou até resultando em uma adaptação animada no clássico e amado desenho da Liga das Justiça: Sem Limites. No dia do aniversário do Superman, Batman, Robin e a Mulher-Maravilha vão até a fortaleza da solidão para presentear o homem de aço, porém ele cai em uma armadilha que parece uma planta alienígena posta por Mongul, que o deixa em uma espécie de transe onde ele vive a sua vida como se Krypton nunca tivesse explodido.

For the Man Who Has Everything – Superman Annual n°11 pode ser encontrada na edição O que aconteceu ao Homem de Aço? da editora Panini Comics.

7A Morte do Superman e o Retorno do Superman

Nos anos 90, com o surgimento da Image Comics, houve a ascensão dos anti-heróis e personagens que fugiam da linha heroica “clássica”, fazendo com que os personagens mais antigos da era de ouro e de prata dos quadrinhos tivessem uma decadência em suas histórias, assim, a DC Comics resolveu “matar” ou “vilanizar” todos os seus principais personagens, e assim nasceram A Queda do Morcego em Batman, Crepúsculo Esmeralda em Lanterna Verde e claro A Morte Do Superman. Em A Morte Do Superman temos o nascimento do Apocalipse, um pesadelo Kryptoniano que surgiu exclusivamente para matar em várias e várias páginas de pura pancadaria o homem de aço. Logo após sua morte, temos uma das melhores partes das histórias do Superman, onde todos os heróis e até vilões fazem um funeral para o homem de aço. Em O Retorno do Superman, apesar de clichê, surge quatro novos seres sobre a alcunha de “Superman” (Superboy, SuperCiborgue, Erradicador e Aço), que correspondem aos gostos dos novos leitores da época, e também deixando uma dúvida nos leitores sobre qual era o verdadeiro e se ele realmente tinha retornado.

A série The Death Of Superman and Reing Of Superman pode ser encontrada em A Morte do Superman volume um e dois da editora Panini Comics.

8Paz Na Terra

Escrito por Paul Dini e com a brilhante arte de Alex Ross, em uma serie de graphic novels, surge Paz Na Terra, para comemorar os 60 anos da DC Comics. Uma trama bem simples, onde vemos Superman e outros heróis em suas respectivas histórias, combatendo os males da nossa realidade, onde o superman combate um dos piores males que existe na nossa realidade: A fome.

A edição Superman: Piece on Earth pode ser encontrada na edição Os Maiores Heróis do Mundo da editora Panini Comics.

9Entre a Foice e o Martelo

Em algumas das suas histórias, os autores gostam de retratar a visão de esperança do Superman em situações diferentes, e Entre a Foice e o Martelo é uma das melhores nesse sentido, senão a melhor. Escrita por Mark Millar, Entre a Foice e o Martelo trabalha a seguinte ideia: O que aconteceria se a nave do Superman tivesse caído nos braços de Josef Stalin na Rússia ao invés dos EUA? Na trama, vemos o Superman sendo um símbolo para o partido comunista e como ele age para trazer a paz para todas as nações mesmo sobre a influência da URSS.

A minissérie Superman: Red Son #1-3 pode ser encontrada na edição Superman: Entre a Foice e o Martelo da editora Panini Comics.

10Identidade Secreta

Escrita por Kurt Busiek e com a bela arte de Stuart Immonen, um garoto do Kansas com o nome de Clark Kent, que colecionava as histórias do Superman, do nada se vê com os poderes do Homem de Aço e resolve combater o crime sobre a alcunha de Superman, porém de uma forma muito mais reservada e sem cometer os mesmos erros que o homem de aço nos quadrinhos. Nessa história, Kurt Busiek nos traz o questionamento de como seria se alguém tivesse os poderes do Superman e como ele se comportaria na nossa realidade.

A minissérie Superman: Secret Identity #1-4 pode ser encontrada em quatro partes de Superman: Identidade Secreta da editora Panini Comics.

11Grandes Astros Superman

Escrita por Grant Morrison e desenhada por Frank Quitely, A minissérie Grandes Astros Superman é considerada por muitos a melhor história e a mais pura do Homem de Aço. Na trama, Superman está doente e prestes a morrer por conta de uma radiação solar, e nesse tempo, ele resolve fazer algumas tarefas que ele mesmo acha importante para preparar a terra antes de deixa-la. Os diálogos, as tarefas e o feitos do Superman, mostram que o homem de aço sempre se preocupou não só com a terra e com os seus feitos, porém com as atitudes das pessoas e mostrando que cada um pode ser um Superman, basta acreditar e amar a humanidade como ele amou.

A minissérie All-Star Superman #1-12 pode ser encontrada em Grandes Astros Superman da editora Panini Comics.

Comentários