Essa semana, trazemos um guia de leitura especial para os fãs de quadrinhos, com as melhores histórias do Pantera Negra para embalar o novo sucesso da Marvel no cinema!

1. A origem (1966)

 

Em 1966 nascia o primeiro herói negro dos quadrinhos mainstream, criado das mentes de Stan Lee e Jack “The King” Kirby o Pantera Negra fez sua primeira aparição na revista de Fantastic Four #52. Em Fantastic Four #52-53, o Quarteto Fantástico é guiado por um estranho vigilante que apareceu no edifício Baxter e em um jogo de perseguição ao Herói, o quarteto descobre Wakanda, uma nação tribal que nunca foi colonizada e é reforçada com uma tecnologia muito avançada para os padrões atuais. Na edição #53 somos apresentados ao Garra Sônica, o maior vilão das histórias do Pantera Negra.

Você pode encontrar as edições de Fantastic Four #52-53 na edição V: Quarteto Fantástico – O Dia do Juízo Final e na edição do Pantera Negra nas coleções preta e vermelha da editora salvat.

2. A Fúria do Pantera (1973)

Depois de um tempo sendo usado apenas como Herói secundário e muitas vezes apenas como mero coadjuvante, T’Challa passa a ter histórias próprias criadas por Don McGregor nas edições de Jungle Action #6-18. Nelas são exploradas com profundidade as características do Pantera Negra e outros assuntos como racismo e xenofobia, além da primeira aparição do vilão Erik, O Terror Negro ou mais conhecido agora como Killmonger.  Na trama das edições #6-18 Wakanda passa por uma guerra civil onde o nosso Herói precisa exercer sabiamente seu papel dentro de sua nação como herói e soberano.

Você pode encontrar as edições de Jungle Action #6-18 na íntegra na edição XXVIII: Pantera Negra – A Fúria do Pantera na coleção de capa preta da editora salvat.

3. Pantera Negra #1 (1977)

Após o seu sucesso em Jungle Action e visto o seu vasto potencial como herói no universo Marvel, Jack Kirby lança a primeira revista solo do Pantera Negra em 1977. As novas aventuras do Rei de Wakanda serviram como porta de entrada para crianças que não conheciam alguns títulos da editora. Na trama, T’Challa luta por uma pedra mágica que tem o poder de realizar viagens no tempo.

Essa edição não foi publicada no Brasil ou ainda não foi compilada com alguma edição brasileira.

4. Pantera Negra #1-4 (1988)

Em 1988, a Marvel lança uma minissérie em 4 edições que leva o nosso herói para um cenário racista e com vestígios do apartheid no coração da Azânia. Na trama, o Pantera Negra está preocupado por não sentir o Espírito da Pantera em sua alma como de costume. O Espírito agora habita o corpo de um azaniano que está sendo torturado por lutar pela liberdade de seu país. O homem vira uma pantera humana e mata seus torturadores, mas a Azânia acaba sendo destruída. Nosso vingador negro leva a culpa e ainda é questionado pela cúpula real.

Essa minissérie foi publicada na íntegra nas edições #1-2 de Pantera Negra da editora Globo e são muito difíceis de encontrar e claramente merecem uma republicação.

5. O Cliente (1998)

Escrito por Christopher Priest, o Pantera Negra volta para o universo Marvel muito mais realista e pé no chão, agregando vários elementos das bem-sucedidas passagens de Stan Lee e Jack Kirby pelo personagem, além de algumas doses da fase Jungle Action. Na trama, existe um plano de alguns inimigos de T’Challa para atraí-lo para uma armadilha em Nova York, onde o herói precisa investigar a morte de uma garotinha que era beneficiária de um residente de Wakanda. A História inteira é mostrada pelos olhos de um personagem novo, Everett K.Ross, um agente de gabinete que traz vários elementos da cultura africana para o leitor ao citar inúmeras referências de Wakanda.

Essa edição não foi publicada no Brasil ou ainda não foi compilada com alguma edição brasileira.

Reginald Hudlin e o grande John Romita Jr. reformulam Wakanda e trazem uma abordagem inovadora para o personagem focando não só no herói, mas na história do país e no significado e legado do Pantera Negra para os Wakandanos. Na trama, somos apresentados aos primórdios da grandiosa nação e como o vilão Garra Sônica e povos  inimigos tentaram invadi-lá para colonizá-la e tomar a sua preciosa matéria prima, o Vibranium. Sem sombra de dúvida, essa é a melhor fase para compreender como Wakanda defendeu seu território ao longo dos anos e o porquê do manto do Pantera Negra ser tão importante para seus habitantes. A série durou três anos, envolvendo também os fatos da Guerra Civil e o romance de T’Challa com Ororo, a Tempestade dos X-Men.

Você pode encontrar o arco na íntegra de Quem é o Pantera Negra? na coleção de capa preta da editora Salvat.

7. Conheça Wakanda e Morra (2008)

Escrito por Jason Aaron, temos uma trama que se passa durante os eventos da Invasão Secreta, onde os Skrulls invadem Wakanda e o Pantera Negra junto com sua esposa Ororo resistem e massacram os invasores. Uma minissérie curta, porém, importante para ver o que acontece quando alguém invade a grande nação africana.

Você pode encontrar essa minissérie na íntegra do Pantera Negra na coleção de capa vermelha da editora Salvat.

8. Pantera Negra: O homem sem medo (2009/2011)

Após os eventos da Terra Das Sombras, T’Challa fica gravemente ferido e sua irmã Shuri assume o seu lugar como governante, jogando Wakanda em um conturbado período político. Após sua recuperação, o outrora rei parte para Nova York, para assumir o manto de Demolidor e cuidar da Cozinha do Inferno. Uma trama muito interessante, pois, podemos acompanhar o nosso herói agindo como civil e se adaptando a outros costumes e agindo como um vigilante.

Essa edição não foi publicada no Brasil ou ainda não foi compilada com alguma edição brasileira.

9. Novos Vingadores (2013)

Na fase dos Novos Vingadores de Jonathan Hickman, a participação de T’challa é de extrema importância, principalmente por seu cargo como Illuminati. Aqui o Rei de Wakanda mostra que tem a cabeça no lugar, fazendo com que suas atitudes sirvam de exemplo para os demais companheiros do Universo Marvel. Essa fase mostra um Pantera Negra muito mais preocupado com o universo que o cerca, impondo sua coragem e heroísmo em prol da salvação do mundo.

A fase dos novos vingadores de Jonathan Hickman você pode econtrar nos encadernados: Novos Vingadores: Tudo morre, Novos Vingadores: Infinito e Novos Vingadores: Mundos Paralelos da editora Panini.

10. Pantera Negra (All New, All Different)

Escritor e jornalista, Ta-Nehisi Coates traz uma Wakanda completamente abalada politicamente com a descoberta de que alguns habitantes estão alimentando forças opositoras com armas e tecnologia, uma abordagem nova refletindo o momento dos EUA atualmente. O primeiro arco “Uma nação sobre os nossos pés faz referência ao livro de 2003 que fala sobre um momento da imigração dos negros americanos do Sul para o Norte onde participaram da Guerra Civil americana.

Você pode encontrar essa fase nos encadernados Pantera Negra: Uma nação sob nossos pés que está no seu terceiro encadernado aqui no Brasil e é publicado pela editora Panini.

Comentários