Alguns possíveis spoilers de Deuses Americanos à seguir, continue por sua conta em risco

Deuses Americanos é uma obra sem igual. Criada por Neil Gaiman em meados de 2000, a história reúne diversas figuras divinas, geralmente sem que saibamos sua verdadeira identidade logo de cara. Sem revelar detalhes da trama (leia aqui nosso review), o grande lance de Deuses Americanos é o embate entre os velhos deuses (que estão sendo esquecidos com o passar dos anos) e os novos, levando em conta o contexto migrante estadunidense para seu surgimento.

No embalo da nova edição do livro publicado no Brasil pela Editora Intrínseca e também pela estreia da série de TV homônima, listamos a seguir algumas divindades e deuses antigos que dão as caras no livro. Ah! E não deixe de assistir ao NerdVerso especial sobre a vindoura série ao final da leitura do post:

1. Odin

Esse não demora muito a ser revelado. Odin tem participação vital na obra de Neil Gaiman, tanto para apresentar o universo fantástico da história quanto aos desdobramentos da trama. Na TV, será vivido pelo incrível Ian McShane, inicialmente sob a alcunha de Wednesday. Também conhecido como Pai de Todos, Odin encabeça o panteão dos deuses nórdicos.

2. Anubis

O senhor Jacquel se revela sendo Anúbis no decorrer da trama. Tanto pela sua atuação no enredo quanto pelos contos escritos sobre os imigrantes noa EUA, ele é um dos personagens mais interessantes de Deuses Americanos (será interpretado por Demore Barnes). Anúbis é o deus egípcio antigo dos mortos e moribundos, que guiava e conduzia a alma dos mortos no submundo, com forte relação aos aspectos fúnebres como mumificação.

3. Easter

É a deusa da fertilidade, amor e do renascimento na mitologia anglo-saxã, na mitologia nórdica e mitologia germânica, sendo vivida na série por Kristin ChenowethNa primavera, lebres e ovos coloridos eram os símbolos da fertilidade e renovação a ela associados. Possui participação importante no clímax do livro.

4. Leprechaun

Esse não é um Deus, mas possui uma participação pontualmente importante na trama, onde atende pelo nome de Mad Sweeney (na série será vivido por Pablo Schreiber, de Orange is the New Black). O Leprechaun é uma figura folclórica da Irlanda, considerados guardiões ou conhecedores de tesouros escondidos. Também são conhecidos pelos nomes de Tumores, Duendes ou Gnomos.

5. Bilquis

Também conhecida como Rainha de Sabá (reino mencionado nas escrituras judaicas, Antigo Testamento cristão, e no Alcorão), Bilquis é a deusa do amor na série Deuses Americanos. O avatar dessa divindade será Yetide Badaki. Acredita-se também que seja meia-jinn. Ela surge como uma prostituta que devora homens através da sua vagina. Assustador, não?

6. Anansi

Esse personagem envolve uma divertida lenda africana, onde Anansi consegue barganhar todas as histórias do mundo com Nyame, o Deus do Céu, tornando assim o mundo mais interessante e cheio de histórias. É uma figura engraçadíssima e, se adaptada de modo correto para a TV, deve render ótimos momentos. Conhecido como senhor Nancy, na série ele será vivido por Orlando Jones. Vale lembrar que suas histórias ganharam um livro derivado chamado Os Filhos de Anansi.

7. Loki

Filho não-biológico de Odin, Loki é o deus nórdico da travessura e da astúcia. As pistas de quem ele é ficam apenas no nome de um personagem até certo ponto da trama, mas as surpresas envolvendo sua figura vão além disso.

Como prometido, segue abaixo nosso NerdVerso sobre Deuses Americanos para você conferir antes da estreia da série:

 

Comentários