Batman, como ficou conhecido mundialmente ou Homem-Morcego – traduzido para o português – surgiu da mente criativa do expert dos textos, o escritor Bill Finger e das mãos privilegiadas do artista Bob Kane.

Batman, um dos super-heróis queridinhos do público, ganhou sua popularidade em 27 de maio de 1939 – ano de lançamento do primeiro quadrinho com a presença do vigilante.

Encoberto por uma roupa que fazia referência a um morcego, o bilionário americano Bruce Wayne resolve seguir seu instinto de justiça e, com a ajuda do dinheiro, das tecnologias e de amigos, decide vingar a morte dos pais e combater o crime em Gotham City.

O sucesso do personagem foi tanto, que ele conquistou sua própria revista – que carregava seu nome – em 1940. O mocinho não parou por aí, ganhou também o protagonismo na TV, no rádio, telão, nas roupas e nos produtos licenciados.

Mas a série não perdeu suas raízes. As HQs seguiram ano após ano, passando pelas mãos de vários escritores e ilustradores talentosos, que as tornaram um sucesso ainda maior. Em seus 79 anos, é o super-herói que mais estrelou histórias em quadrinho. Pensando nisso, selecionamos, as 5 melhores hqs do Batman.

1BATMAN: ANO UM (1987)

Resultado de imagem para batman ano umQuando se fala no super-herói da capa preta, a HQ “Batman: Ano Um” não pode ficar de fora. O quadrinho marca o “nascimento” do Batman, redefinindo a origem e trajetória do super-herói. O enredo, desta vez, fica por conta de Frank Miller e a ilustração é de David Mazzuchelli.

Na trama, o tenente James Gordon é transferido para Gotham City, na mesma época em que Wayne volta à cidade para colocar sua vingança em prática. Ao notar um círculo de corrupção e violência na cidade os dois acabam se tornando grandes amigos e aliados na luta por contra o crime.

O enredo aborda o primeiro ano de atuação de Batman e em muitos momentos traça paralelos entre os modos de fazer justiça do Cavaleiro das Trevas e de Gordon. Esta HQ é considerada épica, pelos fãs. Mas se você é novo nisso e quer começar a ler as histórias, aqui está um ótimo início.

2BATMAN: O CAVALEIRO DAS TREVAS (1986)

Resultado de imagem para batman o cavaleiro das trevasFrank Miller ataca novamente, agora, escrevendo e ilustrando a edição intitulada “Batman: O Cavaleiro das Trevas”. Aqui, temos um Batman aposentado da carreira de super-herói, como dizem por aí, com a capa pendurada – há dez anos. Devido à incidência criminal, que insiste em assombrar Gotham City, o justiceiro volta à ativa.

Mesmo com a participação dos tradicionais vilões, o Coringa e Duas-Caras, o momento que torna este HQ um clássico, é justamente o confronto com outro super-herói, o Superman. Sem dúvidas é uma das mais marcantes histórias do Homem-Morcego e, por isso, merece entrar para a lista, como leitura obrigatória.

3PIADA MORTAL (1988)

Imagem relacionadaA piada está no fato de não ser uma piada. O foco não é só o Batman, nesta história, você conhece quem realmente é o mais assustador inimigo do super-herói, o Coringa. Na obra escrita por Alan Moore e ilustrada por Brian Bolland, o palhaço homicida é explorado profundamente, buscando esclarecer todos os mistérios que assolam o seu comportamento criminoso e sombrio. Ao mesmo tempo, o vilão coloca seu plano em ação e realiza um ataque contra o comissário Gordon e sua filha.

Na teia que envolve os personagens, o Cavaleiro das Trevas confronta Coringa e suas armadilhas – colocadas em um parque de diversões –, para salvar os amigos.

É uma história muito bem desenvolvida, que prende o leitor do início ao fim, no clima de suspense e tensão. Na obra você decide se ama – ele é violento, mas genial –, odeia ou apenas sente medo do Coringa.

4ASILO ARKHAM (1989)

Resultado de imagem para batman Gotham: o Asilo Arkham grant morrisonBem-vindo ao lar dos criminosos insanos de “Gotham: o Asilo Arkham”. Escrita por Grant Morrison e ilustrada por Dave McKean, a obra te leva a uma sinistra interação de Batman com todos os internos do local. Liderados por Coringa, os pacientes fazem todos os que trabalham no local de reféns.

O tom de aterrorizante torna a obra, pode-se dizer, pesada. É preciso estômago forte para aturar o comportamento desequilibrado do vilão, que tem como objetivo principal, atrair Batman para o seu lado, o tornando um deles. A história aborda a maior fraqueza do vigilante de Gotham City, o medo de ser igual aos inimigos, já que a linha é tênue entre vingança e justiça, e o Coringa sabe disso.

É uma HQ excelente, que ao final passa uma mensagem expressiva e ainda serve como metáfora para a realidade dos manicômios, na época, já que Arkham é amaldiçoado e ninguém lá será curado.

5 BATMAN: GOTHAM CITY (1889)

Resultado de imagem para batman gotham city 1889Prepare-se, ao ler esta edição você voltará no tempo. Uma viagem ao século 19, promovida por Bryan Augustin e Mike Mignola, traz um jovem Bruce Wayne de volta à Gotham City para investigar uma série de assassinatos do famoso serial killer Jack, o Estripador. Na obra, há mistério, violência e tudo que envolve as histórias do vigilante, contudo é considerada uma das mais leves.

A realidade alternativa fez tanto sucesso, que teve continuação em outra revista de edição única, chamada “Batman: Mestre do Futuro”, de 1991.

Comentários