Guerras Secretas: Salve a Hidra | Review

Salve a Hidra se isola no Mundo Bélico de Guerras Secretas para Remender continuar seu arco do Capitão América

Publicado pela Panini, o megaevento Guerras Secretas trouxe diversas regiões interessantes (outras nem tanto) que fazem parte do Mundo Bélico criado pelo novo senhor do universo Victor von Doom, o Doutor Destino. Em Salve a Hidra, nos deparamos com um dos mais distópicos possíveis, onde a organização outrora criada pelo Caveira Vermelha assumiu o controle total do mundo, ou de Nova York – que é o mundo dos estadunidenses.

salve-a-hidra-2Salve a Hidra mostra Ian Rogers (Nômade), filho biológico de Arnim Zola, adotado por Steve Rogers, e parceiro do novo Capitão América Sam Wilson. Presumidamente morto durante uma explosão na base do Barão Zemo, Ian escapou somente para presenciar o terror absoluto: uma versão de Nova York governada pela Hidra e protegida por Leopold Zola, a pessoa que Ian deveria ter se tornado.

Rick Remender apresenta o texto de Salve a Hidra como se nem estivesse de fato em Guerras Secretas. A Nova York distópica apresentada aqui está muito bem isolada do resto do Mundo Bélico criado por Destino, e isso de certa forma só contribui para deixar a história mais fácil pro leitor que vinha acompanhando seu trabalho com a revista do Capitão América desde os relançamentos com Marvel Now! (Nova Marvel aqui pela Panini), que deu uma bela sacudida na vida de Steve Rogers apresentando novos personagens, como Ian.

salve-a-hidraO maior problema, no entanto, é a falta de uma identidade marcante nos bons traços de Roland Boschi. Ian Rogers é uma figura muito recente no universo da Marvel Comics, tendo passado por alguns desenhistas nesse tempo (começou com John Romita Jr.), e isso dificulta desenvolver uma imagem sólida na memória do leitor (e não é com Boschi que isso vai acontecer). Pelo menos colocaram o uniforme de Nômade nele para ajudar nesse sentido.

Fora isso, Salve a Hidra é uma opção interessante em Guerras Secretas. a trama é muito bem amarrada nos dilemas de Ian, que luta o tempo todo com as ideologias e ensinamentos de Steve Rogers, seu pai por criação. O final brusco pode frustrar, mas foi uma alternativa curiosa para despertar o interesse do leitor no que vem por aí após a saga atual.

A Panini publicou Salve a Hidra recentemente no Brasil pela revista Guerras Secretas: Os Vingadores – ED. 4 (Especial, 116 páginas – capa couché e miolo LWC – distribuição nacional, Preço: R$ 14,00).