Em 5 curtos episódios, principais pilares atuais dos quadrinhos no Brasil são apresentados em Vozes e Traços

Apresentar e discutir os principais pilares do efervescente cenário atual de histórias em quadrinhos no Brasil. Esses são os principais objetivos da websérie em vídeo “Vozes e Traços”, produzida como trabalho de conclusão do curso de Jornalismo da Universidade Metodista de São Paulo, pelos jornalistas recém-formados Bruna Penilhas, Daniel Generalli e Juliana Frezarin, orientados pela professora Eloiza Oliveira Frederico.

Vencedora do HQMix na categoria “TCC – Trabalho de Conclusão de Curso”, a produção Vozes e Traços é composta por 5 episódios de 6 minutos, cada um abordando um aspecto crucial para o crescimento recente do mercado nacional de HQs. Entre os entrevistados estão Sidney Gusman, coordenador editorial da Mauricio de Sousa Produções, Janaina de Luna, editora da Mino, Douglas Utescher, da loja Ugra Press, Ramon Vitral, dono do blog Vitralizado e jornalista especializado em HQs, além dos artistas Pedro Cobiaco, Felipe Nunes, Bianca Pinheiro, Marcello Quintanilha, Shiko, Paulo Crumbim e Cristina Eiko, entre outros.

No primeiro episódio, quadrinistas explicam como é ser um artista independente no país, descrevendo as principais dificuldades e benefícios de lançar publicações sem um selo editorial, prática que cresceu bastante no país, recentemente.

O segundo capítulo dá voz aos editores das pequenas casas de publicações que fomentam o mercado e frequentemente apostam em artistas brasileiros. O terceiro episódio discute um dos pontos mais importantes do cenário brasileiro de HQs, segundo os próprios artistas: a diversidade de temas, formatos, estilos e narrativas.

No quarto capítulo, artistas, editores e lojistas discutem a importância dos eventos e das livrarias especializadas em HQs, espaços essenciais para o crescimento recente da cena quadrinística nacional. Por fim, o último episódio introduz os principais desafios que todos os envolvidos com quadrinhos no Brasil enfrentam ou terão que enfrentar no futuro, como dificuldades de distribuição e ganho de novos leitores.

Todos os episódios de Vozes e Traços estão disponíveis no Youtube (https://goo.gl/u8BMEg) e um blog na plataforma Medium organiza os episódios e lista todos os entrevistados e quadrinhos citados/mostrados nos episódios da websérie (https://medium.com/vozes-e-traços/).

Patrocinado

Comentários