Em 2022, o Rock in Rio vai invadir o Metaverso. Nesta edição, o maior festival de música e entretenimento do mundo inova mais uma vez e lança, em parceria com a Coca-Cola, sua primeira experiência dentro do Metaverso: o Rock in Verse. Criado pela agência A-LAB, a versão digital do festival terá um mapa dentro do Fortnite repleto de experiências inéditas e um dos destaques será a chamada “Running Tracks”, experiência em que o jogador interage com uma música original e exclusiva composta pela dupla de DJs Cat Dealers. Outra experiência do mapa que promete sucesso é a “RiRstory Trivia” que vai testar o conhecimento dos jogadores sobre a história do festival.
Para entrar no mapa, o código Rock in Verse é 1795-5503-2935.
Neste ambiente totalmente virtual, os fãs poderão acompanhar hoje à noite, a partir das 23h, o streamer Casimiro jogando Fortnite e reagindo em seu canal na Twitch aos 12 espaços inéditos e totalmente inspirados na Cidade do Rock, além de participar de diversos desafios que as atrações propõem.
Ao entrar no mapa do Rock in Verse, que tem o formato de uma guitarra, o público encontrará um grande pórtico escrito “Rock in Verse”, onde poderão tirar fotos de seus avatares. Logo depois de passarem o portal do “Let’s Rock”, o primeiro espaço será a chamada “Orbital Spinning”, um lugar para encontrar os amigos e jogar junto com eles desafios de flutuação que acontecem em cima de um grande globo do Rock in Rio. A segunda parada é no “Running Tracks”, onde os jogadores vão correr por uma extensa mesa de beat, fazendo com que o personagem vá tocando uma música inédita da dupla de DJs Cat Dealers, composta especialmente para a experiência do Metaverso.
Mais a frente no mapa do Fortnite, terá o “Top Of Pop”, por lá o desafio será escalar uma enorme pirâmide em um circuito de parkour, em que o avatar vai pulando e se equilibrando nos obstáculos, passando por diversos desafios. Ao subir, o fã vai conhecer diversas curiosidades de momentos emblemáticos do pop no Rock in Rio, até chegar ao topo onde encontrará uma grande pista de dança. Em seguida, o jogador passa pela “Rota para 85”, inspirada no espaço da Rota 85 de dentro da Cidade do Rock, porém avançando para o futuro e sendo convidado a refletir sobre o mundo que se deseja em 2085, quando o Rock in Rio completar 100 anos. Outra ativação do Metaverso será o “RiRstory Trivia” que vai testar o conhecimento dos jogadores sobre a história do festival, além de fatos e curiosidades sobre a parceria com a Coca-Cola ao longo dos anos.
Passando pelo “Hip Hop’s Gueto”, os gamers encontrarão um grande parque de hoverboard, mostrando o poder da cultura do Hip Hop por meio de manobras radicais e produção de grafites. Na “Surf Coaster” será encontrada uma divertida e animada montanha russa que simula as ondas das praias do Rio de Janeiro, fazendo com que o personagem alcance velocidades inimagináveis. A “Spider Scape”, uma gigantesca aranha labirinto inspirada no visual Heavy Metal e que vai empolgar até os fãs de outros estilos musicais.
Outro espaço que conecta o online com o real s é o “Virtual + Real Meet Up Room”, um local exclusivo para encontrar artistas e influenciadores. Além disso também tem o “Music & Drive”, neste ambiente, o avatar vai passear de carro por um lindo pôr-do-sol, enquanto ouve hits musicais.
Para encerrar, os players passarão por dois espaços com ativações da Coca-Cola. Do alto do “Magic Sky Fall”, com uma oportunidade de pular da gigante torre da Coca-Cola instalada, simulando uma asa-delta, com uma vista panorâmica passando por todo o mapa do Metaverso do Rock in Rio. No “Coke Studio” que os jogadores poderão se encontrar com diversos players e mostrar seus melhores passos de dança. Por lá, um painel conectará o ambiente virtual com o presencial, com exibições no stand da Coca-Cola na Cidade do Rock.
O Rock Verse será uma atração dentro do metaverso que não irá refletir o conteúdo ao vivo e real do festival, que acontece na Cidade do Rock, no Rio de Janeiro. Por tanto, os shows do Rock in Rio não serão transmitidos dentro do jogo, a proposta é entregar uma experiência completamente nova. Questionados durante a coletiva de imprensa sobre o futuro do Rock Verse, Roberta Medina, organizadora do Rock in Rio, e Ana Deccache, diretora de marketing do festival, disseram que existe a possibilidade do mapa ser expandido e de estarem cientes das experiência que o Fortnite tem de transmitir shows na plataforma, já planejando para as próximas edições fazerem o mesmo com os shows do Rock In Rio.