Muito já se fala sobre as más condições de trabalho na indústria dos jogos, principalmente em jogos AAA. Mas depois do recente fechamento da Telltale Games, culminando na demissão de centenas de funcionários de forma injusta e desleal, desenvolvedores de jogos passaram a usar a hashtag #AsAGamesWorker no twitter como uma forma de pedir melhores condições de trabalho e mostrar o quanto essa indústria é danosa para os desenvolvedores. O movimento começou com esse tweet de Osama Dorias, da Warner Bros. Montreal:

“Como um desenvolvedor de jogos eu quero uma indústria que coloca o bem-estar dos desenvolvedores em primeiro lugar.

– Antes dos acionistas
– Antes dos clientes
– Antes da gerência
– Antes da imagem pública
– Antes das normas estabelecidas
– Antes da cultura corporativa
– Antes de tudo”

Após isso, muitos designers e desenvolvedores de empresas de jogos famosas passaram a relatar situações e fazer pedidos de melhores condições de trabalho.

“Como um desenvolvedor de jogos em meus 30 anos eu sacrifiquei minha saúde mental e física para fazer muita gente ficar podre de rica. As mesmas pessoas que fingiam ser somente amigos ‘trabalhando pelo time’, enquanto eles davam migalhas da sua mesa”

“Como uma desenvolvedora de jogos eu não quero ficar preocupada em não pagar meu aluguel, alimentação e medicação enquanto todo mês os jogos que eu testo fazem milhões de dólares.”

“Como uma desenvolvedora de jogos eu quero que os jogadores saibam que os jogos que eles gostam são feitos por times enormes de pessoas incrivelmente talentosas e habilidosas que fazem isso por amor E também como trabalho. Nós merecemos pagamento, benefícios e ser tratados como humanos.”

Para saber mais relatos, confira a hashtag #AsAGamesWorker no twitter.

Comentários