No meio dos jogos de tabuleiro, sempre existe uma pergunta que vive aparecendo: Qual jogo eu devo comprar? Quais medidas você deve levar em consideração quando vai comprar seu jogo? É o seu primeiro? Você já tem uma coleção?

Vamos trazer alguns pontos que você deve levar em consideração quando decidir comprar seu jogo, principalmente se for o seu primeiro.

Qual o perfil do seu público?

Acredito que o ponto mais importante que deve ser levado em consideração é o perfil do seu público quanto a jogos de tabuleiro. Quem são essas pessoas? Se for o pessoal que jogava RPG com você, talvez seja melhor pegar algum jogo cooperativo envolvendo elementos de RPG, como um Dungeon Crawler. Se for seus amigos do trabalho ou da igreja que nunca tiveram contato com jogos, seria melhor pegar um Party Game ou outra coisa mais leve. Se você já tem amigos que jogam boardgames, procure pegar um jogo com mecânicas parecidas com outras coisas que vocês gostaram. Ter os jogadores certos para o jogo certo é o primeiro passo pra ter uma boa sessão de jogo. Um erro comum de jogadores que vêm do RPG é comprar Ameritrashs super complexos e cooperativos para jogar com um público que não tem paciência ou experiência com esse tipo de jogo, você só vai se frustrar.

Quanto você pode gastar?

Outro erro comum na compra do primeiro jogo é a pessoa pegar aquele jogo super complexo e caro inicialmente sem levar em conta o perfil do seu grupo falado no tópico anterior. Felizmente, hoje no Brasil temos diversos jogos importados e nacionais nos mais diversos preços. Eu recomendaria você começar por jogos mais baratos, que são geralmente mais simples ou jogos usados, que geralmente tem um preço mais em conta. Experimente pegar um cardgame por menos de R$100,00 para testar no seu grupo. Se o pessoal achar muito simples ou se ele se interessar mais, procure outro mais caro. É arriscado começar comprando jogos mais caros e complexos e acabar por deixá-los na estante para sempre. Se você tem dinheiro sobrando isso não é um problema, mas Boardgames é um hobby caro e é preciso ser mais cuidadoso com o que você compra.

Quanto tempo você tem?

 

Todos os tópicos vão voltar para o primeiro sobre o perfil do seu público. Existem jogos que duram 20 minutos e outros que duram dezenas de sessões de várias horas cada uma. É importante avaliar que tempo você e seus amigos tem para jogar e quando vocês podem marcar um horário em comum. Se você quer um jogo para colocar na sua lanchonete ou para jogar no intervalo do trabalho, evite jogos com mais de uma hora de duração, eles não vão funcionar. Agora se o seu grupo está acostumado a sessões de RPG de horas e horas, talvez eles achem sem graça uma partida mais curta.

Quais jogos o seu grupo tem?

Um aspecto rápido para decidir o que comprar é saber quais jogos os seus amigos de jogatina já tem. Se é uma pessoa que sempre está jogando com você ou não tem problema em emprestar aqueles jogos, não existe necessidade de você comprar um mesmo exemplar, a não ser que você queira jogar aquilo em outros grupos ou sua família. É melhor para o bolso e para o convívio entre amigos que vocês se organizem para comprar jogos diferentes e ter uma biblioteca maior de jogos disponíveis.

Quantos amigos você tem para jogar?

Esse é um aspecto importantíssimo e algo que pode virar um problema quando você entra no hobby. Todos os jogos possuem um número mínimo e um máximo de jogadores, e essa informação é muito importante. Se o seu grupo de jogo é de até 4 pessoas você está no paraíso, a maioria os jogos vai caber na sua jogatina. Agora quando esse número passa para 6 ou mais, você terá um problema. Escolha jogos que darão certo para encaixar no número de pessoas que geralmente jogam com você. Dessa forma ninguém vai ficar de fora e não vai acontecer aquela coisa chata da pessoa ficar sem graça ou até pior, conversando com quem está jogando e atrapalhando a partida.

Quais jogos você já jogou?

Compre jogos baseados nas suas experiências passadas. Se você gostou de um jogo específico, compre ele ou vá atrás de algum que seja parecido. Procure pelo nome do Designer, pelas mecânicas e estilo de jogo. É melhor apostar em time que está ganhando do que arriscar em algo completamente novo. Quanto mais jogos você tiver na sua bagagem, vai ficar mais fácil escolher o próximo para comprar.

Você precisa mesmo comprar um jogo?

Uma pergunta difícil mas que precisa ser feita. Você precisa mesmo comprar um jogo ou iniciar sua coleção? Se você já possui um grupo fixo e alguns amigos já compram jogos, porque você quer iniciar sua própria coleção? Se for para poder jogar aqueles jogos com outras pessoas, aí tudo bem. Mas nem sempre é importante possuir aqueles bens. Analise se você vai poder jogar mesmo ou se eles vão ficar parados na sua estante. Existem estratégias alternativas como jogar em luderias ou com amigos, mais uma vez falo que é um hobby caro e é importante pensar bem o porquê de comprar jogos.

Espero que esse post tenha sanado algumas dúvidas sobre qual jogo comprar no início da sua coleção, sempre pondere sobre seu grupo e seus objetivos antes de gastar uma quantia cara em um boardgame. Se tiver mais dúvidas ou sugestões, comenta aí.

Comentários