Sexualizadas ou colocadas num papel de coadjuvante.

Por muito tempo na cultura pop em geral – infelizmente – as mulheres foram representadas de modo estereotipado. No mundo dos games, por exemplo, quem não se lembra de lutadoras com roupas impossíveis de lutar na vida real, com decotes profundos, roupas coladas e salto alto (R. Mika do Street Fighter ou Mai Shiranui de Fatal Fury/The King Of Fighters) ou mocinhas indefesas sem iniciativa (Princesa Peach do Mario)? Porém, essa visão machista aos poucos é descontruída, tornando as mulheres bem representadas também no mundo gamer.

Aproveitando o assunto, fizemos uma lista com as 10 grandes personagens que marcaram história nos games. Confira:

10. Clementine (The Walking Dead)

Em um mundo povoado por zumbis, acompanhamos de perto o interessante processo de amadurecimento dessa menina de 8 anos e suas duras decisões para sobreviver. Ah, você que é fã, uma boa notícia: The Walking Dead, Season 3 já tem lançamento marcado para o final do ano.

9. Ellie (The Last of Us)

Assim como Clementine, Ellie é uma sobrevivente e já nasceu em um mundo devastado. Ver a sua evolução de uma menina ingênua para uma mulher forte e decidida é um dos pontos altos de The Last of Us.

8. The Boss (Metal Gear Solid)

Heroína ou vilã? Fundadora do grupo de elite Cobra Unit e considerada mãe das forças especiais americanas, The Boss já liderou uma invasão, fez diversas missões difíceis pelo mundo e quando o bicho pegou, permitiu ser assassinada para evitar uma guerra.

7. Jill Valentine (Resident Evil)

Quais mulheres de Resident Evil escolher? Nós optamos pela Jill, protagonista do primeiro jogo da série. A moça que derrotou Nemesis também saiu na mão em Marvel versus Capcom e ganhou vida nos cinemas através da atriz Sienna Guillory.

6. Lara Croft (Tomb Raider)

Como não falar de Tomb Raider? A aventureira que já foi interpretada pela Angelina Jolie nos cinemas, tinha em seu começo nos anos 90 um visual apelativo, mas que mudou bastante com o game de 2013. Nessa versão recente, abordaram a sua personalidade, história e exploraram ainda mais as suas habilidades de guerreira.

5. Sylvana Windrunner (Warcraft)

Ou Sylvana Correventos pros íntimos. A Rainha Banshee, Dama Sombria e Rainha dos Abandonados – quantos títulos – possui o controle de toda uma raça em World of Warcraft, sendo um dos destaques do jogo.

4. Chun Li (Street Fighter)

Uma das lutadoras mais icônicas dos games, a chinesa Chun Li participou de todos os jogos de Street Fighter. Conhecida pelos golpes rápidos, ela também marcou presença em histórias de quadrinhos, desenhos animados e filmes.

3. Sarah Kerrigan (StarCraft)

Dividida entre o seu lado humano e o seu papel de rainha dos alienígenas Zergs, Sarah vive um conflito entre ser vilã e heroína, sendo uma das principais personagens da série StarCraft.

2. Elizabeth (Bioshock)

Com personalidade marcante, Elizabeth é uma personagem única e envolvente que, mesmo não sendo protagonista em BioShock Infinite, desempenha um papel fundamental durante toda a história do game.

1. Samus Aran (Metroid)

Samus Aran surpreendeu muitos jogadores lááá em 1986 quando o primeiro game da série Metroid foi lançado ao remover sua armadura no final do jogo e revelar-se uma garota. Sua criação foi inspirada em outra personagem – Ellen Ripley, personagem da franquia de filmes Alien.

E aí, o que achou da nossa lista? Acha que faltou alguma personagem? Dê sua opinião e compartilhe com a gente nos comentários! Esse post é uma contribuição do Buscapé para o blog CosmoNerd.