Simuladores são um nicho no mundo dos jogos, mas um nicho importante e que sempre esteve ali, conquistando seu público em suas mais diversas formas. Muitos desses jogos são focados em tentar replicar uma experiência do mundo real com o máximo de detalhes ou, pelo menos, lembrar como divertido seria fazer aquilo. Sticky Business vai por uma outra linha: sua missão é começar a sua própria lojinha digital de adesivos autorais. Ao invés de similaridade, a palavra-chave do jogo é criatividade — e, sinceramente, as outras mecânicas só estão ali pra apoiar um pequeno software de criação de adesivos que é muito intuitivo e divertido.
Logo ao iniciar o jogo, você escolhe o nome da sua lojinha e é apresentado à sua principal tarefa: criar novos adesivos. Ao invés de ser por desenhos feitos com o mouse (que, sinceramente, ficariam horríveis a não ser que você já saiba desenhar), o jogo te dá uma série de estampas que você pode usar a vontade para criar o seu próprio adesivo. Você também pode rotacionar, aumentar e até mudar a cor de alguns deles. No começo, a seleção é limitada (com certa de 40 opções), mas conforme o jogo passa, centenas de novas estampas podem ser compradas para fazer novos adesivos.
Por mais que seja limitante não poder fazer qualquer coisa que você quiser desenhando, Sticky Business achou uma forma muito acessível de explorar a criatividade dos jogadores sem criar essa barreira de entrada. É mais legal ainda quando você consegue encontrar formas de fazer outros desenhos usando formas que estão disponíveis — eu fiquei bem feliz quando usei um triângulo para ser o campo de força de um OVNI, por exemplo. Ele tem muito a vibe de um daqueles CD-ROMs que você compraria nos anos 2000, cuja capa diria que “agora você pode fazer seus próprios adesivos!”, da facilidade de uso às limitações que ele impõe.
Acho que esse sentimento é ainda maior porque você pode literalmente salvar os seus adesivos, sabe? É como se ainda fosse 2004, eu não tivesse boletos pra pagar e estivesse usando o Artista Mágico da Disney pra fazer uma nova imagem de exibição pro MSN. Mas, na verdade, é 2023 e eu estou jogando Sticky Business pra fazer novos stickers pro meu Telegram (eu realmente fiz isso!). Ele também tem uma função de montar os adesivos em uma página A4 pra imprimir, que você também pode salvar e imprimir de verdade. Se você quer levar suas criações pro mundo real, o jogo te dá todo o suporte e isso é bem legal.
E, bom, além desse divertido programinha de fazer adesivos coloridos… você também tem um jogo de gerenciamento muito simples. Essa opção de fazer páginas de adesivos pra imprimir é essencial para os próximos passos da sua lojinha virtual. É até legal tentar encaixar a maior quantidade de colantes possível em uma única página para que ela possa gerar mais lucro. Depois de impressos, você começa a receber pedidos, que você empacota, envia e ganha uma graninha para melhorar sua loja, além do carinho e da aprovação dos seus clientes.
Toda essa parte de gerenciamento é, sinceramente, bem simples, ao ponto de se tornar boba. Você simplesmente imprime novos adesivos quando precisa, presta atenção pra não empacotar nada errado e pronto. Existem alguns elementos que tentam recompensar esse processo, como seguir a história de alguns clientes pelas mensagens que eles mandam, assim como atender seus pedidos, fazendo novos adesivos com estampas de um certo tema. Mas, na verdade, eu me via continuando o processo só pra conseguir ter mais dinheiro e fama para usar a lojinha de melhorias do jogo.
Além de novas estampas para os adesivos, essa loja de melhorias em Sticky Business também permite usar papéis adesivos especiais e brilhantes, novas cores de contorno para os stickers, novas caixas para enviar as mercadorias e até docinhos para enviar como mimos para seus clientes. Nada disso realmente muda a parte de gerenciamento em si, mas são outras formas dos jogadores se expressarem durante suas partidas. Era bem legal experimentar e melhorar o meu “software de adesivos” conforme comprava novas coisas na loja, por mais que isso não necessariamente afetasse o resto do jogo.
Por mais que ele se venda como um jogo de gerenciamento, e essa parte realmente exista e funcione, Sticky Business realmente brilha em ser um mundo de potencial para pessoas criativas, mas que não necessariamente sabem (ou querem aprender a desenhar). Combinando as centenas de estampas em novos desenhos e narrativas, é fácil se perder no mundo de possibilidades que a sua mente pode trazer para a sua nova lojinha de adesivos. Pode não ser um jogo pra todo mundo, e talvez você não ache que tenha criatividade o suficiente pra aproveitar, mas dá uma chance ara uma nova empreitada… vai que cola, né?
Sticky Business está disponível para PC e Mac na Steam. O jogo está disponível em português do Brasil.
*Uma cópia do jogo foi gentilmente cedida ao CosmoNerd pelos desenvolvedores para a produção deste texto.