Atualmente estamos cada vez mais sem tempo, como dizia a abertura de Yu Yu Hakusho: “O corre corre da cidade grande, tanta gente passa, estou só…” Então, felizmente, existem card ou board games rapidinhos, em que você pode carregar no bolso para qualquer lugar e se divertir com uma partidinha de 15 ou 20 minutos, e Star Realms é um desses jogos.

O Jogo

Star Realms é um card game para 2 pessoas lançado pela White Wizard Games. Nesse jogo com temática de batalhas espaciais, cada jogador representa um exército que vai juntar naves e bases de diferentes facções para acabar com o inimigo. É um jogo no estilo Deck-Building, ou seja, você vai montar o seu deck e criando sua estratégia enquanto joga.

O card game possui mecânicas muito simples e podem ser ensinadas rapidamente. Cada jogador começa com 50 de Autoridade, que funciona como o life do jogo, o objetivo é acabar com a Autoridade do oponente antes que ele acabe com a sua. No começo do jogo, cada jogador recebe seu deck inicial, com naves simples que lhe dão poder de compra ou de combate. No seu turno, você vai somar todo seu poder de compra para comprar naves ou bases novas para seu deck ou usar seu combate para causar dano nas bases ou direto no seu oponente.

A principal estratégia de Star Realms é como você vai montar seu baralho, pois existem 4 facções no jogo, cada uma com uma especialidade. O importante de conseguir o máximo de cartas da mesma facção é que existe uma mecânica de “Alidado” que funciona da seguinte forma: A maioria das cartas possui uma habilidade natural e outra de aliado, se na sua mão vier outra nave da mesma facção, aquela habilidade extra vai ativar, isso pode gerar diversos combos interessantes. Além disso, cada facção possui uma expecilidade, como informado a seguir:

Blob: Essas criaturas alienígenas possuem naves orgânicas e assustadoras, eles têm a especialidade em dano, podendo aniquilar seu oponente rapidamente.

Star Empire: O Império Galático possui a especilidade de fazer o oponente descartar cartas da mão e fazer com que você compre mais cartas, gerando combos poderosos.

Trade Federation: As grandes corporações da galáxia fazem você se curar, ou seja, recuperar Autoridade, sendo úteis para um jogo mais longo.

Machine Cult: Essa fação é especialista em máquinas e em formas de reciclagem super tecnológicas, eles fazem você poder jogar cartas fora para filtrar seu deck.

Veredicto

A principal vantagem de Star Realms é ser um jogo pocket tanto no seu tamanho quanto no seu tempo. As partidas podem durar até 15 minutos e a caixa dele cabe literalmente no bolso. Infelizmente a caixa é de muita má qualidade e se forem colocados sleeves no jogo ela fica inutilizada. A arte do jogo é maravilhosa e se você embarcar nela a partida pode ficar bem temática. Ele é simples mas possui diferentes tipos de estratégia, já joguei várias vezes e cada partida é realmente diferente da outra. O fato de ele durar pouco tempo pode favorecer algumas facções e desfavorecer outras, eu recomendo a experimentar jogar com mais autoridade para partidas mais longas. Mesmo com essa variedade, ele ainda possui diversas expansões que adicionam novas cartas e regras. Star Realms é um jogo econômico, simples e divertido, mesmo sendo para somente 2 pessoas, é uma peça que merece um espaço na sua estante. Caso você tenha mais de um deck, pode jogar com mais jogadores, mas a essência do jogo se perde um pouco.


O jogo também possui uma versão Digital Gratuita, vale a pena testar para saber se você vai gostar.

Lançado no Brasil: Não
Número de Jogadores: 2 (Pode jogar com mais caso tenha mais decks)
Duração: Aprox. 20 minutos
Preço: Aprox. $12,00