Simuladores são um tipo de jogo que sempre esteve presente na indústria. Dos clássicos The Sims e SimCity aos modernos simuladores de montar PC gamer, aparentemente a gente realmente gosta de fazer coisas no videogame que daria pra fazer perfeitamente na vida real. Com PowerWash Simulator, a vontade não poderia ser diferente: aqui você assume o papel de um recém-iniciado lavador profissional, que usa suas máquinas de pressão para deixar toda a cidade de Sujeirânia limpinha.
OK, eu sei que não parece muito divertido um jogo que mais parece um trabalho — e talvez esse não seja um jogo pra você, caso também pense dessa maneira. Mas se está procurando um jogo tranquilo e metódico, ou gosta daqueles vídeos estranhamente prazerosos de gente limpando tapetes ou piscinas no TikTok, talvez esse seja realmente pra você.
Nenhuma sujeira passará
Eu deveria começar esse texto passando alguns parágrafos explicando as mecânicas principais de PowerWash Simulator pra te dar uma ideia de como o jogo funciona, mas… é bem óbvio, né? Em uma visão em primeira pessoa, sua missão é usar uma lavadora de alta pressão para limpar todos os veículos e locais que te contratam para ir. Você pode agachar, usar escadas e andaimes para alcançar lugares altos, mudar os bocais para acelerar o processo e até comprar litros de sabão para aquelas sujeiras mais difíceis.
Explicando assim é difícil entender porque eu achei tão divertido jogar, mas a verdade é que era meio relaxante limpar as coisas? Esse exercício metódico de jogar água objeto por objeto, limpando cada parte do cenário e vendo tudo limpinho depois de terminar. A parte legal de fazer isso no seu próprio tempo durante o Modo Carreira foi o meu companheiro de podcasts por semanas: eu só colocava algo pra ouvir e ia limpar o parquinho de criança mais colorido de Sujeirânia.
O jogo ainda tem alguns modos diferentes, como a possibilidade de tentar bater seus próprios recordes em tempo ou uso de água. Por mais que funcione como tinha que ser, não foi algo que realmente chamou a minha atenção. Pra mim, PowerWash Simulator era um jeito de desligar a cabeça depois do trabalho (ao invés de ir lavar a minha própria louça). O jogo também disponibiliza multiplayer para vários jogadores no mesmo cenário. É bem divertido, mas você vai passar mais tempo derrubando seus amigos dos lugares ao invés de fazer o seu trabalho.
Nem tudo são vitórias-régias, entretanto. Ver uma fase do jogo em 99% e não saber qual é o pedacinho de sujeira que está faltando limpar pode ser realmente frustrante e destruir seu momento de relaxamento. A loja do jogo, a interface disponível para comprar novos bocais e máquinas de lavar, tem poucas opções de personalização, que só realmente valem a pena depois de comprar todos os equipamentos. Além, é claro, do constante sentimento de ser um jogo “meio trabalho”, que vai afastar as pessoas que não acham tão relaxante as mecânicas que ele tem a oferecer.
Os mundos de PowerWash Simulator
O estilo visual do jogo é um pouco genérico, a trilha sonora é praticamente inexistente, mas é na história (sim, história) que PowerWash Simulator consegue ganhar muita personalidade. Não que seja o suficiente para passar por horas e horas de lavagens, mas o time da FuturLab realmente foi um passo além do que ela precisava por aqui.
Ao invés de uma série de níveis aleatórios, o jogo tem uma pequena trama cheia de reviravoltas, surpresas e mensagens no seu celular, com você como profissional da limpeza como personagem principal. Seja as maluquices do prefeito de Sujeirânia, ou o vulcão que está prestes a entrar em erupção, cada nova fase me deixava com um leve sorriso no rosto ao saber para aonde a história do jogo estava indo.
E se você acha que a até-que-longa campanha do jogo não é o suficiente, o trabalho feito pelos desenvolvedores para manter o interesse de quem joga está saindo melhor do que a encomenda. Além de um roadmap bem grande já estabelecido, com novas histórias paralelas que complementam a campanha vindo em atualizações gratuitas, PowerWash Simulator virou o queridinho dos crossovers. Aproveitando a publicação pela Square Enix, ele já recebeu duas DLCs gratuitas, com a Mansão da Lara Croft (de Tomb Raider) e os cenários famosos de Final Fantasy VII Remake. Ainda esse ano, expansões pagas levarão os lavadores à Fenda do Bíquini (de Bob Esponja, sim) e ao mundo em miniatura de Warhammer 40K. Tudo é possível por aqui, aparentemente.
O melhor jeito de definir e recomendar PowerWash Simulator é entender que ele é um jogo meio “ame ou odeie”. Você pode achar que é um conceito sem graça e repetitivo, ou encontrar um momento relaxante nas várias horas em que vai passar limpando tudo o que ver pela frente (ou até superar seus recordes nos modos de desafio). Pra mim, acabou sendo a segunda opção, o meu companheiro de podcast, o meu próprio meme do Subway Surfers da vida real. Caso você também seja desse time que quer fazer parte do seu próprio vídeo satisfatório de limpeza, pode pegar o bocal ali do lado e começar! Ou você acha que eu vou te pagar pra ficar ai fazendo nada enquanto minha casa tá suja? Eu, hein…
PowerWash Simulator está disponível para PC na Steam, na Xbox Store (e no Xbox Game Pass) para Xbox Series e PC, na PlayStation Store para PS4 e PS5 e no Nintendo Switch.